Escola Técnica Estadual Ferreira Viana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, é uma instituição de ensino público da rede Faetec, que oferece, além do ensino médio, cursos técnicos profissionalizantes voltados para a área de engenharia. A escola está localizada no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda à sábado.

História[editar | editar código-fonte]

Ao longo de mais de cem anos a escola sofreu várias transformações até alcançar seu estado atual.

Inicialmente chamada de Casa de São José e fundada em janeiro de 1888 pelo intendente-mor da Câmara municipal do Rio de Janeiro, Ferreira Viana, a escola era na verdade um abrigo para crianças abandonadas, que lá recebiam educação e assistência médica. Sua primeira sede foi no Rio Comprido e seus recursos vieram de doações de personalidades da época como o Conde de Bonfim, o Barão de Mesquita e a Princesa Isabel, até que o imperador Dom Pedro II mandou fazer uma emenda no orçamento para doar recursos para a escola.

Em 1896 sua sede foi transferida para o atual local devido as más condições do antigo asilo, a partir de 1912 a instituição passa a se chamar Escola de Artes Industriais, quando o ensino profissionalizante passa a fazer parte da escola. Em 1916 recebeu o nome de Instituto Ferreira Viana e um ano depois é fundada a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás.

Em 1966 vira o Colégio Estadual Ferreira Viana Em 1975 era chamada Centro Interescolar Ferreira Viana...depois que o Ensino Médio profissionalizante é iniciado e em 1988 é que a escola finalmente recebeu seu nome atual. A partir daí em 1997 a unidade passou a fazer parte da rede Faetec, que gerencia o ensino tecnológico da rede estadual do Rio de Janeiro.

Em 2013 completou 125 anos de fundação.

Cursos técnicos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Consulta de notas