Escola de Kanō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Escola de Kanō (狩 野 派 Kanō-ha?) é uma das mais célebres escolas da pintura japonesa.

Foi fundada por Kano Masanobu (1434-1530), contemporâneo de Sesshu e estudante de Shubun. Alguns estudiosos escrevem que apesar de Masanobu dominar os elementos da pintura chinesa e do estilo Shubun, ele foi, em geral um pintor medíocre e com falta de originalidade e criatividade em comparação com os seus professores. No entanto, Masanobu tornou-se um pintor oficial na corte do Shogun, e foi essa posição elevada que concedeu a influência e fama da Escola Kanō. Os artistas que o seguiram aprimoraram o seu estilo e métodos, e dentro de uma década a escola acabou por florescer.

Os trabalhos da escola são os paradigmas da arte no período Momoyama, e enquanto a maioria das escolas se especializaram apenas num estilo, meio ou forma, a escola de Kanō especializou-se em dois. Os pintores Kanō trabalhavam frequentemente em grande escala, pintando cenas da natureza, pássaros, plantas, água, ou outros animais em portas de correr ou telas, cobrindo o fundo com folha de ouro. Alguns dos mais famosos exemplos podem ser encontrados no Castelo Nijō em Kyoto.

A escola também é conhecida, no entanto, pelas suas paisagens monocromáticas de tinta sobre seda. os pintores de tinta Kanō componham fotos muito planas, mas equilibradas, impecavelmente detalhadas nas descrições realistas de animais e de outros assuntos em primeiro plano com o abstrato, muitas vezes, totalmente em branco, nuvens e outros elementos de fundo. O uso do espaço negativo para indicar a distância, e que implica neblina, nuvens, céu ou no mar é traçada a partir de modelos tradicionais chinesas e é usada maravilhosamente pelos artistas Kanō. É interessante, talvez, notar as pinceladas muito corajosas e ousadas, assim, as imagens são obtidas no que é frequentemente, um meio muito subtil e suave.

Também é interessante notar o contraste entre as pinturas monocromáticas habilmente pintadas de tinta e as formas quase berrantes, mas não menos belas, de ouro no papel que esses artistas criaram para enfeitar paredes e telas.

Artistas da Escola[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]