Escrita Kaithi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kaithī کیتھی ਕੈਥੀ
Falado em: Índia
Região: Awadh, Bihar
Total de falantes: extinta meados séc. XX
Família: Indo-europeia
 Kaithī کیتھی ਕੈਥੀ
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

Kaithi (कैथी), também chamada "Kayathi" ou "Kayasthi", é uma histórica escrita abugida que foi muito usada no noroeste da Índia, em Awadh e em Bihar, para escrever as línguas Angika, Awhadi, Bojphuri, Magahi, Mahitili e Urdu. Seu uso ocorreu entre os séculos XVI e XX com objetivos legislativos, administrativo e de registros pessoais[1] .

Kaithi manuscrita

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da escrita Kaithi se originou Kayastha, um grupo social da Índia tradicionalmente constituído por escribas [2] . Essa comunidade tinha uma relação muito próxima com as cortes dos principles e como governo colonial britânico do norte da Índia. Seu trabalho era de escrever e guardar registros de transações diversas,, títulos, documentos legais, correspondência em geral, procedimentos nas cortes reais, etc. A escrita recebeu tal nome por ser usada por esses escribas, pois assim como a escrita Brahmi fora desenvolvida pelos brâmanes, a Kathi foi criada pelos Kayastha.

História[editar | editar código-fonte]

Forma impressa da escrita Kaithi script, meados século XIX

Documentos escritos em Kaithi datam desde o século XVI. Foi usada durante o periodo do Império Mogol. Nos anos 1880,época, a Índia Britânica oficializou a escrita para cortes de justiça em Bihar. Mesmo sendo então, a escrita Kaithi muito mais usada em algumas áreas do que a Nagari, ela foi perdendo prestígio para essa última como escrita oficialmente escrita.


Unicode[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2009, a escrita Kaithi foi incluída no Padrão Unicode - release of version 5.2. Seu Bloco Unicode é U+11080–U+110CF.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. King, Christopher R. 1995. One Language, Two Scripts: The Hindi Movement in Nineteenth Century North India. New York: Oxford University Press.
  2. Grierson, George A. 1899. A Handbook to the Kaithi Character. Calcutta: Thacker, Spink & Co.

Referências externas[editar | editar código-fonte]