Escrita Rovas-Carpátia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A escrita Rovas da Bacia Carpátia ou Kárpát-medencei rovás da língua húngara foi usada na bacia Carpátia entre os séculos VII e XI. A maioria das inscrições localizadas eram do Húngaro, mas havia também em Onogur, As-Alan e Avar.

Essa escrita Rovas Cárpata éconsiderada como descendente da escrita Proto-Rovas, que fora usada a leste do Mar de Aral desde o 1º século d.C e 567, quando as tribos que a usavam Rovas, Avars e Ogurs, começaram a migrar para a Panônia (Bacia Carpátia). Esse processo durou até 670 d.C., sendo que essa escrita deu origem à Rovas Carpátia e à Escrita Rovas-Khazar. A escrita Proto-Rovas aparentemente descende do alfabeto aramaico.

Escrita[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um alfabeto com vogais com a escrita se desenvolvendo da direita para esquerda. São 47 símbolos para letras, 8 para ligaduras e dois símbolos para separar palavras.

Situação hoje[editar | editar código-fonte]

Desde 2009 vêm sendo feitos esforços para reviver esse alfabeto. Algumas letras foram adicionadas para representar sons da língua húngara que não eram usados no passado remoto.

Referências externas[editar | editar código-fonte]