Escrita mahajani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escrita Mahajani
Falado em: Índia, Paquistão, Nepal,
Região: Rajastão, Guzerate, Sindhi
Total de falantes: extinta
Família: Brahmi
 Escrita Mahajani
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---


Mahajanié uma antiga escrita Laṇḍā , um abugida, que também apresenta características de alfabeto, que já foi usado pela língua marwari , Hindi pela língua punjabe. A escrita Mahajani ainda não está completamente classificada no padrão ISO 15924, por falta de maiores informações.

Utilização[editar | editar código-fonte]

A Mahajani foi uma escrita de uso comercial (महाजन mahajana é a palavra Hindi para banqueiro) usada no norte da Índia até meados do século XX, com utilização também em escolas de atividades mercantis.

A palavra ‘mahajani’ é por vezes aplicada para estilos particulares de escrita mercantil. Assim, Mahajani Guzerate indica a a escrita Guzerate usada pelo que falam essa língua e, aí, as características da escrita pode variar de local para local.

Características[editar | editar código-fonte]

Mahajani pode funcionar com um alfabeto, mas também apresenta características de abugida. Teoricamente cada consoante carrega uma vogal inerente, mas não há diacríticos para marcar qual é a vogal, de modo que cada consoante pode também ser usada para identificar os sons vogais que a seguem - [i], [i:], [u], [u:], [e], [o], [ai], [au]. Há, porém, letras vogais independente que podem ser escritas após a consoante indicando tanto a vogal Segundo a consoante ou smo indicar a vogal que segue a inerente à consoante. Assim, a sequência ka + o pode representar tanto [ko] ou [kao].

Grupos consonantais podem também apresentar ambiguidades na escrita. Não nenhuma virama (diacrítico típico das escritas Brahmi) perceptível para cancelar uma vogal inerente a uma consoante e, assim, duas consoante formando um som combinado são simplesmente representados pelas duas consoantes convencionais juntas. Assim, a sequencia ka + ra pode representar tanto [kra] como[kara]. O valor fonética de cada consoante deve ser inferido num nível de morfologia.

Referência externa[editar | editar código-fonte]