Escritor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Escritora)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Machado de Assis, para muitos o maior expoente da literatura brasileira.
Eça de Queirós, escritor português (foto de 1882).

Escritor é a pessoa que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).

No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de Assis, Clarice Lispector e Monteiro Lobato, além de poetas, como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, e ainda críticos, como Antônio Cândido de Mello e Souza. Do mesmo modo, em Portugal surgiram nomes como José Saramago, Lídia Jorge, Eça de Queiroz e Miguel Torga, além de poetas como Fernando Pessoa e Cesário Verde. Só para citar alguns poucos entre muitos outros que, mesmo não sendo tão reconhecidos mundialmente, deixaram um importante legado no panorama da Literatura lusófona. Literatura que não se restringe apenas a Brasil e Portugal, mas engloba os demais países de língua portuguesa, que também renderam e rendem escritores famosos, como Mia Couto, de Moçambique.

Escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances (romancistas), pois o autor de livros de outros tipos, como autoajuda e de textos jornalísticos, pode também ser considerado um escritor.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Escritor
Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.