Esmaga-Átomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esmaga-Átomo
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Como Nuklon:
All-Star Squadron #25 (Septembro de 1983)
Como Esmaga-Átomo:
JSA Secret Files and Origins #1 (Augosto de 1999)
Criado por Roy Thomas
Jerry Ordway
Mike Machlan
Características do personagem
Alter ego Albert Julian Rothstein
Afiliações Corporação Infinito
Liga da Justiça

Sociedade da Justiça
Esquadrão Suicida

Ocupação Design de automóveis, ex-mecânico
Parentesco Philip Rothstein (pai)
Terri Kurtzberger Rothstein (mãe)
Terrence "Terry Curtis" Kurtzberger (avô);
Al Pratt (padrinho)
Codinomes conhecidos Nuklon
Habilidades Crescimento, aumento da força, resistência, velocidade e durabilidade. Anteriormente controle de densidade.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Esmaga-Átomo (Atom Smasher em inglês) é um super-herói dos quadrinhos da DC Comics. Ele é bem conhecido como um membro da Sociedade da Justiça e por ter sido o Nuklon da Corporação Infinito.

História[editar | editar código-fonte]

Al Rothstein é um legado vivo. Na adolescência começou a manifestar força e uma estatura sobre-humana. As mutações em seu organismo foram herdadas de sua mãe, Terri, que foi exposta inadvertidamente à radiação do mineral tório devido às experiências de seu pai, Terry Curtis, o avô de Albert. Pra salvar a vida de sua filha, Terry foi forçado pelo vilão Ultra-Humanóide a assumir a identidade de Cyclotron e ser seu lacaio, até que morreu tentando acabar com o próprio Ultra-Humanóide. Al Pratt, o Átomo original, passou a tutelar o garoto, tornando-se seu padrinho. Tendo herdado força sobre-humana como resultado da fisiologia nuclear de seu avô, Rothstein adotou o codinome de Nuklon e foi um dos fundadores da Corporação Infinito e lutando ao lado da equipe até a sua dissolução, e após a aparente morte de Hector Hall, Nuklon demonstrou seu amor por Lyta, oferecendo-se como pai para a criança não nascida de Hector. Posteriormente lutou ao lado de seu parceiro Manto Negro em uma das encarnações da Liga da Justiça.

Uma subsequente exposição à radiação de tório, concedeu a Rothstein controle limitado sobre sua estrutura molecular. Isto se manifestou na habilidade alterar o tamanho e densidade de seu corpo. Recentemente, no entanto, a densidade de seu corpo parece ter-se estabilizado. Porém, até hoje, os cientistas não puderam determinar a fonte do crescimento de peso e massa de Al.

Tendo abandonado sua identidade de Nuklon e utilizando um traje expansivo que foi desenvolvido pelos laboratórios S.T.A.R. , Rothstein adotou o codinome Esmaga-Átomo, em homenagem ao seu padrinho e seu avô e ingressou na nova formação da Sociedade da Justiça. Recentemente apareceu em alguns episódios da Liga da Justiça Sem Limites, sua maior participação é quando um novo Esquadrão Suicida é recrutador por Amanda com o objetivo de invadir a Torre de Vigilância, com o propósito de roubar o Aniquilador.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Crescimento (aumento de tamanho). Geralmente pode atingir o dobro de seu tamanho; entretanto, em história recente, ele forçou seu poder em batalha contra o vilão conhecido como Kobra, e ficou gigantesco de modo a poder agarrar o avião do vilão em uma das mãos. O Kobra foi responsável pela morte da mãe de Al. Força sobre-humana, semi-Invulnerabilidade. Controle de densidade (pode aumenta-la, tornando-se rígido e pesado, ou díminui-la, tornando-se intangível. Parece ter perdido este poder).


Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.