Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Espaço do Conhecimento UFMG é um espaço de formação e divulgação científica, criado para aproximar a população do conhecimento através de recursos tecnológicos e audiovisuais, de maneira lúdica e interativa. Um museu onde nada é estático: é dinâmico, em constante transformação e movimento, assim como o conhecimento. Física, filosofia, antropologia, arqueologia, biologia, literatura, linguística e ecologia são alguns dos temas explorados nos quatro andares do edifício, oferecendo ao público o que há de mais avançado nas pesquisas universitárias.

Inaugurado em 22 de março de 2010, o Espaço possui um Planetário de última geração com filmes ligados à astronomia e um Terraço Astronômico com sessões de observação apresentadas pela equipe de Astronomia do museu. Outra atração presente é a exposição principal "Demasiado Humano", que toma conta de três andares do prédio e aponta os modos como nossa civilização vê e constrói o mundo através dos tempo e expõe o conhecimento em suas diversas formas: poéticas, filosóficas, científicas e tecnológicas. O Espaço ainda oferece exposições temporárias, mostras, experimentos interativos, jogos, cursos, oficinas, palestras e debates, com programação para todas as idades.

O projeto arquitetônico é assinado por Jô Vasconcellos e o museográfico pelo artista plástico Paulo Schmidt.

Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento UFMG conta com a parceria do Governo de Minas e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).


Referências

http://www.espacodoconhecimento.org.br/