Espada e planeta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Carter de Marte da série literária Barsoom, iniciada em Uma Princesa de Marte (1912) em um Big Little Book da Dell Publishing, 1940.

Espada e Planeta é um subgênero da fantasia científica que apresenta histórias de aventura empolgante estabelecidas em outros planetas, e, geralmente, com terráqueos como protagonistas. O nome deriva dos heróis do gênero envolvendo seus adversários em combate corpo a corpo, principalmente com armas brancas simples, tais como espadas, mesmo em um cenário que muitas vezes tem tecnologia avançada. Embora existam trabalhos que anunciam o gênero, como Percy Greg Across The Zodiac (1880) e do tenente Edwin Lester Arnold. Gullivar Jones: His Vacation (1905, publicado nos EUA em 1964 como Gulliver de Marte), o protótipo para o gênero é Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs originalmente seriado pela revista pulp All-Story em 1912 como "Under the Moons of Mars"[1] .

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Robert Crossley. Imagining Mars: A Literary History. [S.l.]: Wesleyan University Press, 2011. 152 e 153 pp. 9780819571052.
Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.