Espadarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Espadarte (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEspadarte

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Xiphiidae
Género: Xiphias
Espécie: X. gladius
Nome binomial
Xiphias gladius
(Lineu, 1758)

O espadarte (Xiphias gladius[1]), também designado por meca,[2] e por vezes incorretamente associado ao peixe-espada, é um peixe que pode atingir até 4,5 metros e um peso de 540 kg.

Encontra-se em águas oceânicas tropicais e temperadas de todo o mundo, sendo uma espécie importante na pesca desportiva.

Em Portugal é apenas conhecido por espadarte.

O que se chama peixe-espada em Portugal é o Trichiurus lepturus, outros nomes comuns, em inglês: Atlantic cutlassfish; francês: Poisson sabre commun; e espanhol: Pez sable.

O que mais caracteriza o espadarte é o prolongamento do maxilar superior, como se fosse uma longa espada. O espadarte é o único membro da família Xiphiidae e do género Xiphias.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

O espadarte recebeu seu nome graças ao seu alongado maxilar superior que se assemelha com uma espada, do latim "Gladius". Tal característica leva muitos ao engano de pensar que o espadarte pertence à mesma família Istiophoridae, o que não é verdade, já que ambos peixes são de famílias distintas.

Referências

  1. «Xiphias gladius TSN 172482». Integrated Taxonomic Information System (ITIS). 23 de maio de 2008. Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  2. «PRODUÇÃO PESQUEIRA MARINHA DO ESTADO DE SÃO PAULO NO ANO 2003» (PDF). INSTITUTO DE PESCA - GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.