Espantalho (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Espantalho
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição World's Finest Comics #3 (1941)
Criado por Bill Finger
Bob Kane
Características do personagem
Alter ego Jonathan Crane
Terra natal Gotham City
Afiliações Gangue da Injustiça
Liga da Injustiça
Sociedade Secreta dos Super-Vilões
Habilidades Conhecimentos sobre psicologia do medo
Desenvolvimento de várias ferramentas que produzem medo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Espantalho é um supervilão inimigo do Batman, o alter ego do mentalmente perturbado Jonathan Crane, um cientista, psiquiatra e professor de psicologia. Durante a adolescência, Jonathan foi um sujeito perturbado, que por seu tipo físico era motivo de piadas em seu colégio, recebendo o apelido de Espantalho. Suas experiências como adolescente o levaram a se perguntar como funciona o medo na mente humana, o levando à estudar na Universidade de Psicologia de Gotham City, onde posteriormente foi professor. A especialização de Crane é a natureza do medo e, conseqüentemente, o Espantalho se utiliza de técnicas, armas e equipamentos especiais cujo objetivo é aterrorizar seus oponentes. Sua marca registrada é o gás do medo, que usa em suas vítimas, para que elas visualizem seu pior medo. O Espantalho foi criado por Bill Finger e Bob Kane, e sua primeira aparição foi em 1941. Apesar de geralmente ser mais refinado e articulado que outros inimigos de Batman, como o Coringa e o Duas-Caras, isto não o torna menos perigoso ou insano. Recentemente, na saga O Voo do Corvo, ao ser supostamente morto pelo Pinguim, ele ressuscita em forma de um verdadeiro monstro, voltando ao normal após uma luta com Batman.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animação[editar | editar código-fonte]

Sua primeira aparição fora das histórias em quadrinhos se deu em um episódio de The Batman/Superman Hour, em 1968. Mais tarde fez parte da Legião do Mal de Lex Luthor em Superamigos.

Em Batman: A Série Animada, o Espantalho é mostrado com um frio psicopata que tem prazer em causar medo, com um visual mais fiel às histórias. Na continuação desse desenho, The New Adventures of Batman, ele muda de métodos, usando um gás capaz de fazer o indivíduo enfrentar seu maior medo. Também aparece em um episódio de Batman: The Brave and the Bold.

No DVD animado Batman: Gotham Knight,

Cinema[editar | editar código-fonte]

O Espantalho apareceria em Batman Triumphant, a continuação de Batman & Robin, mas o filme acabou não saindo do papel.[1]

Nos filmes de Batman dirigidos por Christopher Nolan,o doutor Jonathan Crane/Espantalho é interpretado pelo ator irlandês Cillian Murphy. Em Batman Begins é um dos antagonistas principais, com seu soro do medo sendo disseminado pela Liga das Sombras de Ra's Al Ghul por Gotham para incentivar os cidadãos a se destruírem. Em The Dark Knight, aparece no começo do filme vendendo sua droga antes de ser preso por Batman. Em The Dark Knight Rises, após ser libertado da cadeia por Bane torna-se juiz de uma farsa jurídica para os outrora ricos e poderosos de Gotham.

Video games[editar | editar código-fonte]

O Espantalho é um vilão em nove games com a participação de Batman: Batman: The Animated Series, The Adventures of Batman & Robin, Batman: Rise of Sin Tzu, Batman Begins (adaptação do filme com Cillian Murphy dublando o personagem), Lego Batman: The Videogame e a continuação Lego Batman 2: DC Super Heroes, Batman: Arkham Asylum e sua continuação Batman: Arkham City, Batman: The Brave and the Bold – The Videogame, e DC Universe Online.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]