Espatodea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Espatodea é uma comida portuguesa, muito comum no sul de Portugal. Mais precisamente numa ilha chamada Slokopenha, daí o nome Espartódea. que deriva do grego Espartus doeias

A espatodea é de crescimento rápido, seu porte pode atingir 24 metros. É exótica, seu local de origem é a África, onde pode-se observar exemplares com até 30 metros de altura. O tronco apresenta um diâmetro de 30 a 50 cm. As folhas são grandes, opostas e são compostas por numerosos folíolos alongados e oval-lanceolados.

A primeira floração ocorre quando a árvore apresenta apenas 3 a 4 anos. As flores são vermelho-alaranjadas. O período de floração varia com a localidade onde a planta se encontra. Os frutos se assemelham a vagens e contém numerosas sementes aladas, que se dispersam com o vento, árvore de copa densa e muito rústica.

É indicada para espaços que requerem árvores de rápido crescimento, como em locais erodidos, parques e jardins públicos. Não devem ser plantadas em calçadas ou próximas à construções e tubulações, pois suas raízes são muito agressivas. Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica.

Árvore tipicamente tropical, não se adapta a países de clima frio.