Esper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Esper é um indivíduo capaz de realizar telepatia e outras habilidades paranormais. O termo foi aplicado por Alfred Bester em seu conto em 1950 "Oddy and Id", [1] e é derivado da abreviação de ESP de Extrasensory Perception, perceção extra-sensorial. O termo não tem um uso muito comum no ocidente, no Japão, ele é bem conhecido, este fato pode ser visto em várias mídias nipônicas como na frânquia Final Fantasy e nos animes Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Kotoura-san, To Aru Majutsu no Index, To Aru Kagaku no Railgun, Dangan Ronpa e One-Punch Man e principalmente devido ao jogo Pokémon (ou Pocket Monsters como é conhecido no Japão, seu país de origem) da produtora Game Freak, em que Esper é um dos tipos possíveis (conhecido no ocidente como Psychic) dos monstros presentes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. SF Citations for OED. OED. Página visitada em 2007-12-18.