Esporada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia compósita da esporada do fungo Volvariella volvacea: chapéu do cogumelo colocado sobre papel branco e escuro (metade inferior); chapéu removido após 24 horas mostrando a esporada com tom ocre rosado (metade superior). Uma lamela de vidro com 3,5 cm colocada no meio permite o exame das caraterísticas dos esporos sob o microscópio.

A esporada ou impressão de esporos de um cogumelo é um carater de diagnóstico importante na maioria dos manuais de identificação de cogumelos. Ela mostra a cor dos esporos do cogumelo quando vistos em massa.[1] Uma esporada é feita espalmando a superfície produtora de esporos numa folha de papel claro e escuro (ou apenas escuro) ou numa folha de plástico transparente e rígido, o que facilita mover a esporada para um superfície mais escura ou mais clara para melhor contraste; por exemplo, é mais fácil determinar se a esporada é de um branco puro ou ligeiramente pigmentada. O cogumelo é deixado assim várias horas, frequentemente de um dia para o outro. Quando o cogumelo é retirado, a cor dos esporos deverá ser visível. Os micólogos muitas vezes usam lamelas de vidro, as quais permitem o exame rápido dos esporos sob o microscópio.

Um cogumelo não pode ser identificado apenas com base na sua esporada; a esporada é apenas uma caraterística usada na determinação taxonómica.

Historicamente, a classificação de muitas famílias de fungos baseava-se na cor dos esporos, um exemplo sendo Tricholomataceae, uma grande família contendo muitos fungos cujo fator em comum era a esporada branca. Contudo, pesquisas moleculares recentes, mostraram algumas relações interessantes, com alguns fungos que possuem diferentes cores dos esporos a mostrarem-se bastante aparentados.

Cores da esporada[editar | editar código-fonte]

Elencam-se a seguir as cores mais comuns das esporadas de fungos:

Black spore print icon.png
esporada preta
(melanósporos)
White spore print icon.png
esporada branca
(leucósporos)
Brown spore print icon.png
esporada castanha
(iantinósporos)
Yellow spore print icon.png
esporada amarela
Olive spore print icon.png
esporada oliva
Pink spore print icon.png
esporada rosa
(rodósporos)
Tan spore print icon.png
esporada ocre
(ocrósporos)

Referências

  1. Evenson, Vera Stucky. Mushrooms of Colorado and the Southern Rocky Mountains. [S.l.]: Big Earth Publishing, 1997. 19 pp. ISBN 1565791924. Visitado em 2008-08-06.
Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Spore print» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão) e «Sporata (micologia)» na Wikipédia em italiano.