Esporotricose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esporotricose
Esporotricose
Preparado citológico mostrando células fagocitárias e e numerosas formas de leveduras intracelulares
Especialidade infecciologia
Classificação e recursos externos
CID-10 B42.
CID-9 117.1
CID-11 579570784
DiseasesDB 29797
MedlinePlus Esporotricosis
eMedicine 1091159, 228723
MeSH D013174
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

A esporotricose é uma micose provocada por fungos patogênicos do gênero Sporothrix, que afeta humanos e outros animais [1] [2]. Geralmente afeta vasos linfáticos e pele (75%), mas também pode afetar pulmão, ossos, cérebro ou articulações.

Causa[editar | editar código-fonte]

Os fungos patogênicos do gênero Sporothrix são mais frequente em locais com clima temperado e úmido, onde o fungo encontra-se instalado na vegetação e entra no organismo através de rupturas na pele [3]. Portanto, é uma doença ocupacional que pode atingir pessoas do campo que manipulam rosas, por exemplo. [3] É difundida por todos os continentes. [4]

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Esporotricose felina

Os sintomas dependem de qual ou quais órgãos foram afetados. Na forma cutânea, existem quatro tipos:

  • Cutâneo localizada: Formação de ínguas, nódulos avermelhados que podem aparecer nos olhos e na boca.
  • Cutâneo linfática: Caracterizada por nódulos que podem ferir e que depois formam um cordão duro que atinge os gânglios através dos vasos linfáticos. Também ocorrem ínguas.
  • Cutâneo disseminada: Os nódulos se disseminam pela pele. É mais frequente em imunodeprimidos.
  • Extracutâneas: Pode afetar como ossos, testículos, pulmões, articulações e o sistema nervoso e os sintomas dependem da área afeta, sendo similares ao de uma tuberculose quando afetam os pulmões e a similar a uma artrite infecciosa quando afetam ossos e articulações. Costumam estar associadas a febre, náusea e perda de peso [5].

Epidemiologia[editar | editar código-fonte]

É comum em Ásia, África, Oceania e Américas, mas é rara na Europa. Geralmente afeta a pele das mãos ou antebraços de pessoas que trabalham com planta ou com terra ou de crianças que se ferem brincando em jardins ou parques.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Iodeto de potássio (comprimidos de 3-6g por dia em adultos) é o medicamento de primeira escolha, além de antimicóticos como itraconazol (100-200mg por dia) por via oral por 3 a 6 meses. [2] [4] Em caso de infecção disseminada ou sistêmica o tratamento com itraconazol ou anfotericina B dura 12 meses [5].

Notas e referências

  1. «Micose que provoca morte de gatos atinge humanos; Rio já teve 5 mil casos». Agência FAPESP da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo + Uol notícias Ciência e Saúde. 13 de março de 2017. Consultado em 13 de março de 2017. Cópia arquivada em 13 de março de 2017 
  2. a b Manual Merck. «Esporotricose». Consultado em 12 de junho de 2010 
  3. a b Medline. «Esporotricosis» (em espanhol). Consultado em 12 de junho de 2010 
  4. a b MANZUR, Julian. et. al. Dermatología. La Habana: Editorial Ciências Médicas, 2002
  5. a b «Esporotricosis» (em espanhol). Recursos en Micología do Departamento de Microbiología y Parasitología da Universidad Nacional Autónoma de México. Consultado em 13 de março de 2017