Esporte Clube ASA da Amazônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


ASA (AM)
Nome Esporte Clube ASA da Amazônia
Alcunhas ASA
Fundação 8 de Setembro de 2009
Estádio SESI
Presidente Brasil Arnaldo dos Santos Domingues
Treinador Edu Lima
Competição Amazonas Campeonato Amazonense - 2ª Divisão
Brasil Campeonato Brasileiro - Série D
Amazonas 2010
Brasil 2010
10º colocado (Série A)
Não participou
Divisão 2009 Amazonas Vice-Campeão (Série B)
Brasil Não Participou
editar

Esporte Clube ASA. da Amazônia é um clube brasileiro de futebol da cidade de Manausdo Estado do Amazonas. O Clube é formado por militares, e estreou no futebol profissional amazonense em 13 de setembro de 2009.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A Associação dos Sargentos da Amazônia(de sigla ASA) resolveu no ano de 2009 criar um clube profissional para disputar a segunda divisão do campeonato amazonense, e foi fundado o Esporte Clube ASA da Amazônia, idealizado pelo esportista Aldenir Kniphoff da Rosa (Maior Projetista Esportivo do Brasil).

O nome[editar | editar código-fonte]

O nome do clube em si é Esporte Clube ASA da Amazônia, e não Associação dos Sargentos da Amazônia como vinha sendo divulgado. nessa justificação pegamos como exemplo o ABC do Rio Grande do Norte, que tem uma sigla como nome.

Serie B estadual 2009[editar | editar código-fonte]

No primeiro turno da 2ª divisão do Campeonato Amazonense 2009 o time não se saiu bem, ficando apenas em 4° lugar entre os cinco participantes. Já no segundo turno a equipe recebeu alguns reforços e recuperou-se, ficando em 1° lugar, indo para a final contra o Manaus Compensão,Asa da Amazônia sagrou-se VICE CAMPEÃO da 2ª divisão do Campeonato Amazonense 2009 classificando para a Primeira Divisão do Campeonato Amazonense de 2010.

Série A estadual 2010[editar | editar código-fonte]

Na elite do estadual, em 2010, o ASA com a mudança da Diretoria, que acertadamente não pode priorizar o futebol profissional em detrimento da construção da nova sede do clube, não conseguindo manter o excelente projeto do ano anterior e principalmente não contando mais com seu grande esportista Aldenir Kniphoff, fez uma péssima campanha, tendo perdido todas as 13 partidas que disputou, culminando assim com o último lugar na classificação geral, sem ter marcado nenhum ponto, e consequentemente, o rebaixamento à Série B amazonense de 2011.

Jogadores Famosos[editar | editar código-fonte]

Atacante Valdir Papel jogou 2009 pelo Asa AM - Vice Campeão da Copa do Brasil com o Vasco da Gama em 2006 e o Zagueiro Marvilla joga atualmente pelo Asa AM - Campeão do Campeonato Brasileiro de 1995 pelo Botafogo.

Na categoria MASTER temos vários militares que, no passado recente atuaram em alguns clubes brasileiros, e ainda, outros que disputaram diversas competições (civis e militares) ou integraram seleções de Futebol do Exército Brasileiro e das Forças Armadas. Em especial podemos destacar o Subtenente ALDENIR (Ex-Atleta do São Paulo, Flamengo, Internacional, Seleção do Exército e Seleção Brasileira) e o Subtenente COUTO, que até hoje integra o grupo que foi destaque no maior Campeonato de futebol do Mundo (PELADÃO MANAUS/2009), e é um de seus líderes, atuando com muita raça e dedicação. Cabe salientar que a equipe master da ASA foi apontada como uma das melhores do ano de 2009 na competição.

2010[editar | editar código-fonte]

Em 2010 o ASA estreou na primeira divisão do Campeonato Amazonense de Futebol.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Amazonas Taça TJD/FAF: 1
(2009)
(2009)

Referências


enfelismente o clebe de futebol acabou que deu lugar as categorias de base. eleita uma das melhores de Manaus nas categorias juvenil e infantil.