Esporte Clube União Suzano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ECUS
Nome Esporte Clube União Suzano
Alcunhas Leão do Colorado[1]
Mascote Leão
Principal rival União Suzano[2]
Fundação 25 de outubro de 1993 (30 anos)
Estádio Francisco Marques Figueira
Capacidade 3.445 espectadores
Presidente Sérgio das Chagas Ramos[3]
Treinador(a) Tinho Damasceno[4]
Material (d)esportivo Akanni Sports
Competição Paulista - Segunda Divisão
Website Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Esporte Clube União Suzano (popularmente conhecido como ECUS) é um clube brasileiro de futebol da cidade de Suzano, da região metropolitana da capital do estado de São Paulo. Atualmente disputa o Campeonato Paulista - Segunda Divisão (Quarto nível). Foi fundado em 25 de outubro de 1993, manda seus jogos no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira conhecido como Suzanão.

História[editar | editar código-fonte]

O Esporte Clube União Suzano (ECUS) foi fundado no dia 25 de outubro de 1993. O objetivo principal era o de suprir as necessidades de atletas de Suzano de se filiarem a algum clube para participar de competições de federações em diversas modalidades: futebol, atletismo, handebol, ciclismo, basquete, vôlei e futsal, entre outros.

Os fundadores do ECUS são os mesmos que criaram, na década de 1980, o União Suzano Atlético Clube, mas decidiram fundar um novo clube, com o mesmo nome e as mesmas cores do anterior: azul, vermelha e branca, cores iguais também às da bandeira do município. Com dois clubes quase homônimos na cidade, ambos fazem o “clássico dos gêmeos”.

O primeiro campeonato do ECUS pela Federação Paulista de Futebol foi em 1998, o Campeonato Paulista da Série B1B, onde permaneceu até 1999. A partir do ano seguinte passou a disputar a Série B2 estadual e, em 2002, conquistou seu primeiro título no cenário estadual, ao levantar a taça da competição.[5] Conseqüentemente, o ECUS foi classificado para disputar a Série A3 do Campeonato Paulista no ano seguinte. Em 2003, estreando em uma competição de maior nível, o time não conseguiu se manter, e acabou rebaixado à Série B1.

O ano de 2004 começou para a equipe de Suzano com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição que disputou no mesmo grupo do São Paulo e conseguiu empatar com o time da capital. Alguns meses depois, com a terceira colocação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão B1, conseguiu o acesso à Série A3 do ano seguinte.

Em 2005, novamente participou da Copa São Paulo e conseguiu chegar mais longe do que na primeira participação. Em um grupo inicialmente formado por ECUS, Guarani, América (MG) e Catuense (BA), classificou-se como líder da chave para a segunda fase. Conseguiu vencer o Angra dos Reis (RJ) e passou à terceira fase, quando foi eliminado pelo Nacional. No mesmo ano, na disputa da Série A3, não obteve êxito, e acabou novamente rebaixado. Como nos dois anos anteriores, iniciou o ano com a disputa da Copa São Paulo, mas não passou da primeira fase. Três meses depois conseguiu um bom desempenho no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, avançando à segunda fase, mas terminou a competição na 10ª posição.

O Rebaixamento para a quinta divisão[editar | editar código-fonte]

Em 2023, o ECUS fez uma campanha desastrosa, ficando com -2 pontos, devido que perdeu 6 pontos pela irregularidade no jogo contra o Mauaense (3-1), muitos dos jogadores do ECUS não estavam escritos na FPF. O ECUS foi o primeiro time rebaixado na competição.[6]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O clube foi criado no bairro do Jardim Colorado, onde se encontra Estádio Suzanão. Com o tempo o Esporte Clube União Suzano (ECUS) passou a apresentar grandes resultados o que fez a sua torcida a passar a chamar a equipe de "Leão". O animal, que representa liderança, força e garra, caiu no gosto popular e com o tempo o apelido virou mascote da equipe, o "Leão do Colorado". O nome do mascote da equipe suzanense foi uma ideia do jornalista esportivo Carlos Nego, militante do esporte na cidade, que é o mais antigo jornalista esportivo da região do Alto Tietê.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Títulos no Futebol[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Outros esportes[editar | editar código-fonte]

Vôlei[editar | editar código-fonte]

O ECUS possuiu umas das mais fortes e vitoriosas equipes de Voleibol Masculino do Estado de São Paulo, e do Brasil entre as décadas de 1990 e 2010, sendo até hoje o maior vencedor estadual com 10 títulos, e 3 vezes campeão Brasileiro.

Títulos no Vôlei[editar | editar código-fonte]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Série A3 1 19º colocado (2005) 2005 1
Segunda Divisão 12 3º colocado (2004) 2003-2004,2006-2015,2021-2023 1 1
Série B2 (extinta) 4 Campeão (2002) 1998-2000 e 2002 1

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Temporadas do ECUS
Últimas dez temporadas do Esporte Clube União Suzano
Brasil Nacionais Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2011 D Não classificado SD 12º
2012 D Não classificado SD 28º
2013 D Não classificado SD 24º
2014 D Não classificado SD 37º
2015 D Não classificado SD 29º
2016 Licenciado
2017 Licenciado
2018 Licenciado
2019 Licenciado
2020 Licenciado
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.