Esporte nos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O esporte nos Estados Unidos é uma parte importante na cultura do país, o país tem uma cultura associada ao esporte desde a escola até por questões de saúde pública, os esportes recebem muitos incentivos fiscais do governo, também conseguem atrair uma gama enorme de público e de patrocinadores.

Esportes em equipe[editar | editar código-fonte]

No país, são os mais apreciados e também os que contém a maior audiência de público, tanto nos estádios quanto na televisão. As quatro liga profissionais mais populares são conhecidas como "Big Four" (quatro grandes), NFL, NBA, MLB e NHL.

Futebol americano[editar | editar código-fonte]

Partida da NFL, principal liga de futebol americano do país.

Esporte que surgiu de uma variação do rugby no país, é praticado em escolas, faculdades e ligas profissionais, nas escolas primárias é praticado a categoria flag, que não contém os tradicionais tackles no esporte.

É considerado o esporte mais popular do país,ultrapassando o baseball.A primeira divisão universitária (NCAA) contém jogos transmitidos nacionalmente, a principal liga profissional, a NFL, concentra a maior audiência e média de público entre os esportes, a final da liga (o Super Bowl) é o evento de maior audiência da TV americana.

Basquete[editar | editar código-fonte]

De origem local, o basquete é muito popular, sua liga a NBA tem franquias em todas as regiões do País. Também é considerada a liga mais forte do mundo e a seleção nacional (Dream Team) vence com facilidade as competições internacionais.

Baseball[editar | editar código-fonte]

Um jogo disputado em nove entradas(inning)onde as equipes se defendem e atacam. Praticado por vários países mas com um grande sucesso no Estados Unidos, consiste em rebater a bola para o mais longe possível das bases e percorrer as quatro bases. O ponto é marcado pelo jogador e não pela bola. A liga profissional MLB é a mais antiga em atividade, tendo sido fundada em 1903.

Hóquei no Gelo[editar | editar código-fonte]

Esporte de origem Canadense, esporte olímpico jogado entre duas equipes de seis jogadores, onde todos os jogadores e juízes calçam dois toletes de arroz , é disputado sobre o gelo, com tacos (sticks). É muito popular nos EUA, apesar de ser mais popular no Canadá, sua liga, a NHL, é disputada por equipes dos dois países, 7 canadenses e 23 americanas.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Entre os esportes tradicionais é o menos popular, é mais popular entre imigrantes e mais praticados pelo público feminino, recentemente tem se tornado um dos mais praticados em escolas primárias. Sua principal liga, a MLS, foi fundada como pré-requisito para que os Estados Unidos sediassem a Copa do Mundo FIFA de 1994.

Lacrosse[editar | editar código-fonte]

Esporte de origem dos nativos do pais, é jogado em campos ou em quadras, e contém maior popularidade no Médio Atlântico e Nova Inglaterra. A liga profissional NLL vê crescimento de popularidade, e a liga universitária é a que atrai mais público na NCAA (a de futebol americano não é gerida pela própria entidade).

Calendário das principais ligas[editar | editar código-fonte]

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
AFL (fut. americano de arena)
MLB (beisebol)
MLS (futebol)
NBA (basquetebol)
NBA (basquetebol)
NFL (fut. americano)
NFL (fut. americano)
NHL (hóquei no gelo)
NHL (hóquei no gelo)
NLL (lacrosse)

Esportes individuais[editar | editar código-fonte]

Golf[editar | editar código-fonte]

Tiger Woods jogador de golf.

De origem escocesa, o golf é o esporte individual mais praticado no país, aproximadamente por 26 milhões de americanos, existem mais de 16 mil campos de golf no país, sendo aproximadamente 2/3 deles abertos ao público, a principal liga profissional do esporte é a PGA Tour.

Tênis[editar | editar código-fonte]

Tênis é jogado em níveis de segundo grau e em faculdades, o país é sede de um dos torneios de Grand Slam o US Open.

Boxe[editar | editar código-fonte]

E uma luta que so usa as mãos como principal arma

Rodeio[editar | editar código-fonte]

Os rodeios são populares principalmente nos estados do sul, a principal liga é a PBR.

Poker[editar | editar código-fonte]

poker é um dos esportes individual onde depende de como o jogador consegue adivinhar a carta dos seus adversarios

Wrestling profissional[editar | editar código-fonte]

Possui grande popularidade no país, apesar de muitos não o considerarem como esporte, esta forma de luta é muito utilizado no UFC

Automobilismo[editar | editar código-fonte]

Esportes motores desde o início do século XX são muito populares no país, ao ponto de atrair centenas de milhares de pessoas aos autódromos do país.

No início as corridas eram disputadas em circuitos de rua, mas devido a falta de segurança começaram a transferir as corridas para hipódromos, com o passar dos anos começaram a ser construídos circuitos exclusivos para esportes automotores.

Tradicionalmente as categorias de maior audiência são as de ogirem no próprio pais, já que abrigam várias corridas no país inteiro e pelo fato do fuso-horário das categorias européias dificultar a popularização dessas categorias.

NASCAR[editar | editar código-fonte]

Carros da NASCAR.

A NASCAR é a principal categoria de stock car do país e também a que atrai a maior audiência principalmente no sul, sua principal corrida é a Daytona 500 que abre a temporada, todas as mais de 30 etapas são disputadas em solo americano, e costumam atrair grandes multidões.

Indy Racing League[editar | editar código-fonte]

A Indy Racing League é a segunda maior categoria automobilística do país, sua principal corrida, as 500 milhas de Indianápolis ainda é a que atrai maior audiência e também é o evento esportivo de maior público do mundo, estimado em mais de 500 mil pessoas, nas últimas décadas começou uma expansão atraindo pilotos estrangeiros e hospedando corridas em outros países.

Esporte universitário[editar | editar código-fonte]

Jogo de basquete universitário entre North Carolina e Michigan State.

O esporte universitário no país é organizado em sua maioria pela National Collegiate Athletic Association, uma associação criada em 1906 com aproximadamente 1200 universidades inscritas, é a NCAA que organiza os campeonatos nacionais das mais variadas modalidades entre esportes individuais e em equipes.

Atualmente vários campeonatos são exibidos na televisão, sendo os principais os de futebol americano e basquetebol, apesar da grande quantidade de renda que esses torneios geram, por lei os esportes universitários não podem ser profissionais, ou seja, os jogadores não podem receber salários nem firmar contratos com os clubes.

Ligas profissionais[editar | editar código-fonte]

O esporte profissional nasceu no país com o beisebol no final do século XIX, desde então ao longo da história surgiram várias ligas profissionais de vários esportes.

Nas ligas profissionais são organizadas sem nenhuma interferência de confederações, tanto nas ligas regionais quanto nas nacionais, elas são organizadas pelos próprios clubes que criam suas próprias regras de contratação, salário, patrocínio, estádios, etc. inclusive modificando as regras do esporte, por essa razão às vezes existe uma dificuldade para a liberação de jogadores para a seleção nacional.

A maioria das ligas vendem seus direitos de transmissão de forma semelhante, elas vendem os jogos para vários canais, mas evitam que mais de um canal exiba o mesmo jogo, por esta razão jogos de finais únicas como o Super Bowl são exibidos apenas por um canal.