Esquadrão da Moda (SBT)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esquadrão da Moda
Reino Unido What Not to Wear
Informação geral
Formato Reality show
País de origem  Brasil
Produção
Diretor(es) Johnny Martins
Apresentador(es) Isabella Fiorentino
Arlindo Grund
Narrador(es) Telma Emerick
Elenco Isabella Fiorentino
Arlindo Grund
Rodrigo Cintra
Vanessa Rozan
Tema de abertura "Do Your Thing" - Basement Jaxx
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 3 de março de 2009 (6 anos) - presente
N.º de temporadas 10

Esquadrão da Moda é um programa de televisão brasileiro transmitido pelo SBT baseado no formato original What Not to Wear, dos canais Discovery Home & Health e BBC, que pretende repaginar o visual de seus participantes. Estreou em 3 de Março de 2009 e se encontra atualmente em sua 10ª temporada, exibida aos sábados às 20h30.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A top model e consultora Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund, formam o casal de especialistas em moda que têm a dura missão de ensinar às "vítimas" como se vestir bem e com estilo.

Sem que as participantes saibam, elas são filmadas com câmeras escondidas por duas semanas em cenas do seu cotidiano, trajando seus “modelitos incríveis”. O próximo passo é a abordagem à vítima, sempre feita de forma inusitada pelos apresentadores. Nela, as mulheres são informadas que estão no programa. Assim, vítima, amigos, familiares e o Brasil inteiro assistem aos flagras feitos com a câmera escondida, acompanhada dos comentários implacáveis de Arlindo e Isabella.

No espelho 360°, a vítima confronta seus piores pesadelos, mas aprende a se enxergar sob um novo olhar, além de aprender por meio de regras fáceis a ter estilo e a ser elegante. Após essa traumática experiência, a vítima enfrenta a maior aventura de sua vida: gastar 12 mil reais em roupas. Claro que sempre de acordo com as dicas de moda dos especialistas.

Ao final de dois dias de compras, a participante ganha uma mudança radical em seu visual sob as responsabilidades do cabeleireiro renomado Rodrigo Cintra e da maquiadora-chefe da M.A.C, Vanessa Rozan, que darão um toque final na transformação das participantes.

Com a autoestima recuperada, um guarda-roupas repleto de trajes lindos, novos e muito elegantes, a participante reencontra familiares e amigos em uma comemoração na qual todos aguardam ansiosos para conhecer seu novo estilo.

História[editar | editar código-fonte]

A 1ª temporada do Esquadrão da Moda no SBT estreou dia 3 de Março de 2009, na faixa especial SBT Show, indo ao ar toda terça-feira, às 20h.

Isabella Fiorentino estava morando nos Estados Unidos antes de receber o convite para apresentar o programa. A consultora de imagem, que se casou em 2008, se mudou para Miami com o marido, mas depois de fazer o teste para o programa e ser aprovada, eles decidiram voltar para o Brasil[1] . O Esquadrão da Moda marca a primeira experiência na TV do stylist Arlindo Grund, que trabalha em editoriais de moda de importantes revistas.

No dia 1 de Setembro de 2009 o SBT lançou a 2ª temporada do programa, no mesmo horário, com uma renovação nos cenários, caracteres, trilhas, artes e edição[2] .

A 3ª temporada também estreou na sequência da anterior, no dia 3 de Março de 2010, mas em dia e horário diferentes: o programa passou a ser transmitido toda quarta-feira, às 22h. O SBT programou uma nova mudança de horário da atração para os sábados, às 21h15, a partir do dia 12 de Junho de 2010[3] , mas um dia antes a emissora realizou outra mudança em sua grade, levando o Esquadrão da Moda para as terças, às 21h15, a partir do dia 22 de Junho de 2010[4] .

Após mais de 2 anos de exibição ininterrupta, o Esquadrão da Moda deixou a grade de programação do SBT no dia 26 de Abril de 2011, dando lugar a um programa semelhante, mas com foco em relacionamentos, o Esquadrão do Amor.

No dia 21 de Abril de 2012, após 1 ano de férias, o programa estreou sua 5ª temporada, indo ao ar aos sábados, às 20h30.

Em suas quatro primeiras temporadas, a atração era gravada no local que ficou famoso por abrigar a Casa dos Artistas[5] . Na 5ª temporada o programa passou a ter como cenário a Rua Oscar Freire, conhecida como a rua de luxo do país[6] .

A 6° temporada do programa estreou no final de 2013 indo ao ar todos os sábados às 20h30, mas após a estreia de Patrulha Salvadora o programa passou a ser exibido as 21h15. O Esquadrão da Moda agora nesta temporada volta com o espelho de 360° e um novo cenário e identidade visual.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, apresentadores do programa.
  • Isabella Fiorentino (Apresentadora) (2009-presente)
  • Arlindo Grund (Apresentador) (2009-presente)
  • Rodrigo Cintra (Cabelo) (2009-presente)
  • Vanessa Rozan (Maquiagem) (2009-2011) (2012-presente)[7]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A estreia da 1ª temporada do Esquadrão da Moda, no dia 3 de Março de 2009, rendeu bons índices de audiência para o SBT, com 7 pontos de média no Ibope[8] .

Em 1 de Setembro de 2009, durante a estreia da 2ª temporada do programa, o SBT conquistou 7 pontos de média e picos de 9 no Ibope[9] . O resultado fez a emissora dividir a vice-liderança com a Rede Record, que exibia a novela Bela, a Feia e o Jornal da Record no horário[10] .

Um dos momentos de maior repercussão, o 10º episódio da 2ª temporada, em que os consultores surpreenderam Stefhany, primeira famosa a participar do programa, registrou média de 9 pontos e picos de 13 no Ibope, vencendo a Rede Record no horário[11] . A cantora discordou de Arlindo Grund, acabou com a paciência do cabeleireiro Rodrigo Cintra, esnobou a maquiadora Vanessa Rozan e ainda disse que as roupas que ela comprou na Oscar Freire (SP) são facilmente encontradas no Piauí. O programa contou ainda com participações especiais de Luiza Possi, Preta Gil, Perla e Claudia Leitte[12] .

No quarto episódio de sua 5ª temporada o programa registrou sua menor audiência, 2 pontos de média no Ibope[13] .

Participação em Chiquititas[editar | editar código-fonte]

No dia 4 de dezembro de 2013, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund fizeram uma participação na novela Chiquititas dando dicas de moda para Ernestina(Carla Fioroni).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]