Esquerda Republicana da Catalunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esquerra Republicana de Catalunya
Presidente Oriol Junqueras
Secretário Marta Rovira
Fundação março de 1931
Ideologia Esquerda, republicanismo, nacionalismo catalão, independentismo catalão, socialismo, catalanismo e pan-catalanismo
Afiliação internacional Aliança Livre Europeia
www.esquerra.cat

Esquerda Republicana da Catalunha (Esquerra Republicana de Catalunya em catalão), abreviado tradicionalmente ERC, é um partido político fundado em Barcelona (Catalunha, Espanha) em 1931 e atualmente também com presença, minoritária, na Comunidade Valenciana (como Esquerda Republicana do País Valenciano) e ilhas Baleares e no Rossilhão. De ideologia independentista catalã, embora originariamente federalista, apoia a independência dos territórios de língua catalã, os Países Catalães.

Esquerra, partido de relevantes políticos catalães como Francesc Macià, Lluis Companys ou Josep Tarradellas, desenvolveu um papel de destaque na política catalã e espanhola durante a Segunda República, durante a luta anti-franquista e a Transição espanhola à democracia.

Esquerra conta atualmente com cerca de 10 000 militantes. O presidente do partido é Oriol Junqueras e a secretária general Marta Rovira.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.