Estádio Alberto Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joia da Princesa
Fachada do estádio
Nome Estádio Alberto Oliveira
Características
Local Feira de Santana, BA
Gramado Grama natural (100m x 75m)
Capacidade 19.274 pessoas

[1]

Construção
Data 1953
Inauguração
Data 23 de Abril de 1953
Partida inaugural Bahia de Feira 2-0 Galícia
Primeiro gol Mário Porto (Bahia de Feira)
Último Jogo
Recordes
Público recorde 28.000 pessoas
Data recorde 13 de Novembro de 1966
Partida com mais público Fluminense-BA 0-1 Vasco da Gama-RJ
Outras informações
Remodelado 1966
Proprietário Prefeitura de Feira de Santana (BA)
Mandante Fluminense de Feira
Feirense
Bahia de Feira
Palmeiras Nordeste

Estádio Alberto Oliveira, conhecido como Joia da Princesa, é um estádio de futebol de Feira de Santana, estado da Bahia, que atende a diversos clubes do município, principalmente ao Fluminense de Feira Futebol Clube e E.C Feira de Santana, principais clubes da cidade.

Foi inaugurado em 23 de abril de 1953 quando o Bahia de Feira venceu o Galícia, da capital, por 2 a 0, com dois gols de Mário Porto.

Inicialmente foi denominado Estádio Municipal Almachio Boaventura, em homenagem ao intendente que fez a terraplanagem do terreno em 1950.

Em 13 de novembro de 1966, foi inaugurado no mesmo local um novo estádio, mudando a posição do campo. O estádio foi rebatizado com o nome de Alberto Oliveira, em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente do Fluminense de Feira Futebol Clube. A reinauguração foi realizada pelo então governador Luís Viana. O Fluminense de Feira jogou amistosamente contra o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, perdendo pelo placar de 1 a 0, gol contra do zagueiro Val. Foi nessa partida que se registrou o maior público da história do estádio, com 28 mil pagantes.

Em 1984 e 1985, o estádio passou por uma nova reforma e no jogo de reinauguração, realizado em 22 de agosto de 1985, em novo amistoso, o Fluminense de Feira deu o troco no Vasco e venceu o time carioca por 1x0. Nesse jogo se registrou o segundo maior público, com 20.254 pagantes.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.