Estádio Cidade de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estádio Cidade de Coimbra
Estadio Cidade de Coimbra.JPG
Nomes
Nome Estádio Cidade de Coimbra
Antigos nomes Estádio Municipal de Coimbra
Características
Local Coimbra,
Rua D. Manuel I
Gramado (105 x 70)
Capacidade 30.000
Construção
Inauguração
Data 27 de Setembro de 2003
(concerto dos Rolling Stones)
Partida inaugural Académica-Benfica 1-3
(29 de Outubro de 2003)
Último Jogo
Outras informações
Remodelado 2003
Proprietário Câmara Municipal de Coimbra
Arquiteto António Monteiro , Plarq
Mandante Académica

O Estádio Cidade de Coimbra localiza-se no bairro de São José da Solum, freguesia de Santo António dos Olivais, cidade de Coimbra, em Portugal. Pertence à Câmara Municipal de Coimbra e é utilizado pela Associação Académica de Coimbra - OAF.

Características[editar | editar código-fonte]

Concerto dos U2 em Coimbra

O Estádio Municipal de Coimbra apresenta uma solução construtiva extremamente leve, baseada essencialmente em estruturas metálicas e vidro, para que não se sobressai pelo seu peso, mas pelas suas formas e linhas. O desenho da obra não pretende remeter para quaisquer referências históricas ou tradicionais, mas antes criar uma imagem nova e contemporânea com recurso a sistemas construtivos de grande qualidade, com fachadas de vidro, cobertura estética e estruturalmente apoiada nas bancadas esbeltas e elegantes.

Quanto às bancadas, a bancada poente (com dois anéis) acomoda as áreas mais nobres do estádio, assim como as principais áreas de apoio, incluindo balneários e restantes espaços dos atletas, áreas administrativas, loja comercial do desporto, centro de media e Museu do desporto. Nela também estão instalados os camarotes e estúdios de televisão, tal como a tribuna VIP. A bancada sul estende-se como corpo curvilíneo com dois anéis, em que o superior será coberto. No inferior haverá dois pisos de comércio e parques subterrâneos. Entre os dois anéis existem camarotes, onde está também instalado, um restaurante panorâmico, com vista para a cidade e para o interior do estádio. A bancada nascente é idêntica à poente em termos arquitectónicos, embora em termos de serviços oferecidos seja igual à bancada sul. Já a bancada norte é um corpo curvilíneo com apenas um anel, que é parcialmente coberto com uma estrutura leve com telas pré-tensionadas onde está instalado um ecrã gigante.

O Estádio Municipal de Coimbra conservou a pista de atletismo nas obras de reconstrução do antigo para o novo estádio.

Os U2 tocaram neste mesmo estádio a 2 e 3 de Outubro de 2010 e no dia 24 de Junho de 2012 Madonna actuou também neste estádio com a sua mais recente tourné MDNA Tour ambos no âmbito das festas da cidade em honra da Rainha Santa Isabel para um publico de quase 40 mil pessoas.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estádio Cidade de Coimbra