Estádio Frei Epifânio D'Abadia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frei Epifânio
Sisbrace: [1]


Nomes
Nome Estádio Municipal Frei Epifânio D'Abadia
Apelido Caldeirão do Frei
Características
Local Imperatriz, Maranhão, Brasil
Coordenadas 5° 31' 31.1" S 47° 29' 18.5" O
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 10.000 espectadores[2]
Inauguração
Data 30 de janeiro de 1966
Recordes
Público recorde 30.000 pessoas aproximadamente
Data recorde 02/05/2015
Partida com mais público Imperatriz 3x1 Sampaio
Outras informações
Remodelado 1973
2008 a 2009
Competições Brasil Brasileirão Série D
Brasil Copa do Brasil
Copa do Nordeste
Maranhão Campeonato Maranhense
Proprietário Imperatriz
Administrador Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEDEL)

O Estádio Frei Epifânio D'Abadia é um estádio de futebol localizado no município brasileiro de Imperatriz, no estado do Maranhão. Foi inaugurado em 30 de janeiro de 1966. Antes do estádio, já existia um campo de futebol no local desde, pelo menos, 1956. O local era frequentado pelo religioso católico Frei Epifânio e recebia dele atenção e cuidados, sendo conhecido desde o início como "campo do Frei Epifânio".

Seu nome é homenagem ao religioso católico, nascido em 15/12/1916 em Badia, Itália, e falecido em Imperatriz no ano de 1982. Frei Epifânio era um frade desportista e obteve autorização da Igreja para usar calções e praticar futebol. Graças ao incentivo do Frei, o futebol era praticado por muitos jovens do Ginásio Bernardo Sayão, instituição educacional dirigida pelo Frei, e pelas comunidades das paróquias de São Francisco e Nossa Senhora de Fátima, que foram lideradas por ele.

A grafia original do nome de trabalho do religioso era Frei Epifânio da Badia (em referência à sua cidade natal).

Informações[editar | editar código-fonte]

O estádio esta localizado na Rua Coriolano Milhomen, no centro da cidade, possui capacidade para 10.100 pessoas e pertencente à prefeitura da cidade. Além de receber os jogos da Sociedade Imperatriz de Desportos, o principal clube de futebol da região, é palco para diversas manifestações culturais da cidade e regiões circunvizinhas.

Reforma[editar | editar código-fonte]

No segundo semestre de 2008 teve início uma grande reforma, que proporcionou maior conforto aos torcedores, com construção de mais uma arquibancada, instalação de cadeiras em todos os setores, placar eletrônico, além de obras de urbanização, lanchonetes, banheiros novos, melhores acessos, arquibancada principal coberta, novas instalações para TV e rádio, elevador para deficientes físicos, vestiários confortáveis com sala de aquecimento para os atletas, vestiários masculino e feminino para árbitros, acesso para ônibus, administração e uma capacidade total para cerca de 10 mil pessoas. [3] [4]

Nova Estrutura[editar | editar código-fonte]

Após a nova reforma concluída em Abril de 2010, novo estádio Frei Epifânio segue todos os padrões da Confederação Brasileira de Futebol. É considerado um dos melhores e mais modernos do eixo norte/nordeste, com capacidade para cerca de 10.000 espectadores sentados em cadeiras numeradas. O estádio dispõe de vestiários, salas de aquecimento, acessibilidade para portadores de deficiência física. O sistema de iluminação é composto de 32 refletores em cada uma das quatro torres, alimentados por uma subestação elétrica em seu interior. Para o gramado, foi implantado um sistema de irrigação eletrônica e drenagem profunda.

Referências

  1. «Classificação de estádios de futebol (Sisbrace)». Ministério dos Esportes. 25 de fevereiro de 2017 
  2. CBF (2016). (PDF) - CADASTRO NACIONAL DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201601/20160121152439_0.pdf - CADASTRO NACIONAL DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL Verifique valor |url= (ajuda). Consultado em 2 de agosto de 2020  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 20 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 14 de fevereiro de 2010 
  4. [1][ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]