Estádio Leonardo Nogueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nogueirão
Jogo da Série D 2012
Nome Estádio Manoel Leonardo Nogueira
Características
Local Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
Capacidade 9.000 pessoas
Construção
Inauguração
Data 4 de junho de 1967
Partida inaugural Seleção Mossoroense 0 x 2 Ceará Sporting Club (4 de junho de 1967)
Primeiro gol Mozar (Ceará Sporting Club)
Último Jogo
Recordes
Público recorde 18.063
Data recorde 11 de agosto de 1985
Partida com mais público Flamengo-RJ 3 x 2 Baraúnas
Outras informações
Proprietário LDM (Liga Desportiva Mossoroense)
Mandante Potiguar de Mossoró e Baraúnas

O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, mais conhecido como Nogueirão, é o principal estádio de futebol da cidade de Mossoró, cidade do estado do Rio Grande do Norte. Recebe partidas dos times de Mossoró do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, de propriedade da Liga Desportiva Mossoroense, está localizado à rua João da Escóssia, s/n, no bairro Nova Betânia.

História[editar | editar código-fonte]

O Nogueirão foi construído para substituir o velho campo da rua Benjamim Constant, no bairro Doze Anos, onde hoje funciona o Sesi, e onde eram disputados os jogos do campeonato mossoroense.

Sua inauguração aconteceu em 4 de junho de 1967 com o amistoso entre a Seleção Mossoroense e o Ceará Sporting Club. Ao final, vitória do Ceará por 2x0, sendo o gol inaugural marcado por Mozar.

O maior público registrado até hoje no Nogueirão foi em 11 de agosto de 1985, quando do amistoso Flamengo-RJ 3x2 Baraúnas. Na oportunidade, foram colocados 18.063 torcedores.

Capacidade[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o Nogueirão tinha capacidade para 25 mil espectadores. Uma nova avaliação nos anos 90 reduziu essa capacidade para 17.600. Com problemas estruturais, em 2004, a capacidade foi novamente reduzida para 9 mil espectadores e, posteriormente, para 8 mil, o que permanece até hoje.

Entre 2004 e 2006, o Nogueirão sofreu sua reforma mais significativa, porém não concluída até os dias atuais, patrocinada pela Prefeitura Municipal de Mossoró.

No dia 14 de fevereiro de 2014, o Nogueirão foi interditado totalmente, devido ao não cumprimento de medidas emergenciais acordadas com o corpo de bombeiros. Dentre as ações que deveriam ser tomadas estavam: Instalações de corrimão, sirene de incêndio, hidrantes, sistema de som, isolamento de quadro de energia e outras. O estádio já voltou as suas normalidades depois da interdição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências