Estádio Leonardo Nogueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nogueirão
Jogo da Série D 2012
Nome Estádio Manoel Leonardo Nogueira
Características
Local Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
Capacidade 9.000 pessoas
Construção
Inauguração
Data 4 de junho de 1967
Partida inaugural Seleção Mossoroense 0 x 2 Ceará Sporting Club (4 de junho de 1967)
Primeiro gol Mozar (Ceará Sporting Club)
Recordes
Público recorde 18.063
Data recorde 11 de agosto de 1985
Partida com mais público Flamengo-RJ 3 x 2 Baraúnas
Outras informações
Proprietário LDM (Liga Desportiva Mossoroense)
Mandante Potiguar de Mossoró e Baraúnas

O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, mais conhecido como Nogueirão, é o principal estádio de futebol da cidade de Mossoró, cidade do estado do Rio Grande do Norte. Recebe partidas dos times de Mossoró do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, de propriedade da Liga Desportiva Mossoroense, está localizado à rua João da Escóssia, s/n, no bairro Nova Betânia.

História[editar | editar código-fonte]

O Nogueirão foi construído para substituir o velho campo da rua Benjamim Constant, no bairro Doze Anos, onde hoje funciona o Sesi, e onde eram disputados os jogos do campeonato mossoroense.

Sua inauguração aconteceu em 4 de junho de 1967 com o amistoso entre a Seleção Mossoroense e o Ceará Sporting Club. Ao final, vitória do Ceará por 2x0, sendo o gol inaugural marcado por Mozar.

O maior público registrado até hoje no Nogueirão foi em 11 de agosto de 1985, quando do amistoso Flamengo-RJ 3x2 Baraúnas. Na oportunidade, foram colocados 18.063 torcedores.

Capacidade[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o Nogueirão tinha capacidade para 25 mil espectadores. Uma nova avaliação nos anos 90 reduziu essa capacidade para 17.600. Com problemas estruturais, em 2004, a capacidade foi novamente reduzida para 9 mil espectadores e, posteriormente, para 8 mil, o que permanece até hoje.

Entre 2004 e 2006, o Nogueirão sofreu sua reforma mais significativa, porém não concluída até os dias atuais, patrocinada pela Prefeitura Municipal de Mossoró.

No dia 14 de fevereiro de 2014, o Nogueirão foi interditado totalmente, devido ao não cumprimento de medidas emergenciais acordadas com o corpo de bombeiros. Dentre as ações que deveriam ser tomadas estavam: Instalações de corrimão, sirene de incêndio, hidrantes, sistema de som, isolamento de quadro de energia e outras. O estádio já voltou as suas normalidades depois da interdição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências