Estádio Municipal Doutor Mário Martins Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estádio Martins Pereira
Nomes
Nome Estádio Doutor Mário Martins Pereira
Apelido Estádio Martins Pereira
Características
Local São José dos Campos, SP, Brasil
Gramado Grama Bermuda tifway 419 (105 x 68 m)
Capacidade 12.234 pessoas
Construção
Data 1968
Inauguração
Data 15 de março de 1970
Partida inaugural Atlético Mineiro 1 x 0 Internacional
Primeiro gol Dadá Maravilha (Atlético Mineiro)
Recordes
Público recorde 19.000 pessoas
Data recorde 11 de maio de 1997
Partida com mais público São José 1 x 1 São Paulo
Outras informações
Remodelado 2014
Proprietário URBAM - Urbanizadora Municipal
Administrador Urbam - Urbanizadora Municipal
Mandante São José EC
CA Joseense

Estádio Mário Martins Pereira, tem esse nome em homenagem aos irmãos Nelson e Mário, fundadores do Esporte Clube São José. É um estádio de futebol situado no município de São José dos Campos - São Paulo, onde manda jogo o São José Esporte Clube. O estádio foi inaugurado em 1970 com capacidade para 16.500 pessoas.

Em função das dívidas do clube, o estádio foi leiloado em 1975 e arrematado pela Urbam, que desde então é responsável pela sua administração e manutenção.

Em 2013 o estádio passou por uma modernização significativa, mudando a entrada principal, com nova fachada, construindo novos e amplos vestiários para os jogadores e arbitragem, sala médica, sala para exames anti-dopping, novas instalações para imprensa, duas áreas VIPs, amplo estacionamento, quatro novos e amplos sanitários para o público, além de quatro novas lanchonetes. O gramado foi completamente reformado, atendendo as recomendações da FIFA.

As arquibancadas também tiveram modificações. Além da cobertura instalada nos dois lados, a capacidade máxima de torcedores foi readequada de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros para 12.234 torcedores.

A reinauguração do Estádio Martins Pereira aconteceu em Julho de 2014 , mas antes mesmo do ato oficial, o Santos FC estreou as novas instalações do Estádio Martins Pereira. A equipe da baixada santista treinou cerca de 10 dias no período da Copa do Mundo 2014, pois suas instalações de treinamento estavam sendo utilizadas por seleções.

Em 2014 o estádio Martins Pereira recebeu o Campeonato Mundial Universitário de Rugby Seven, Copa Libertadores Feminino, onde a equipe do São José E.C sagrou-se Tricampeã, Copa Paulista de Futebol, Campeonato Paulista de Rugby 7´s masculino e feminino, Campeonato Brasileiro de Rugby 7´s e o amistoso da seleção brasileira de Rugby contra a seleção do Paraguai.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde fevereiro de 2011).
  • O estádio no final dos anos 60, na rua Antonio Saes, também era Estádio Martins Pereira, denominação atribuida no dia 15 de Novembro de 1942, tinha a capacidade máxima de apenas 5.000 pessoas. A construção do estádio começou em 1968. Durante a construção, o time de futebol da cidade estava desativado.
  • O jogo de inauguração foi jogado em 15 de Março de 1970, com Atlético Mineiro contra Internacional 1 a 0. O primeiro gol do estádio foi do jogador do Atlético Mineiro Dadá Maravilha.
  • Em 22 de Março de 1970, o São José Esporte Clube, jogou pela primeira vez no estádio. São José e Nacional, resultado: o São José perdeu por 1 a 0.
  • Em 22 de Novembro de 1987, a maior goleada foi: São José contra Saad de São Caetano do Sul, resultado: 8 a 0.
  • O recorde atual de pessoas extra-oficial é de 19.000, em 11 de Maio de 1997, quando São José jogou contra São Paulo e o resultado foi 1 a 1.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

2. Enciclopédia do Futebol Brasileiro, Volume 2 - Lance, Rio de Janeiro: Aretê Editorial S/A, 2001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.