Estádio Dr. Magalhães Pessoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estádio Municipal de Leiria)
Estádio Dr. Magalhães Pessoa

Estadio Dr. Magalhães Pessoa
Nomes
Nome Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa
Apelido Dr. Magalhães Pessoa
Características
Local Leiria
Gramado (105 x 68 m)
Capacidade 23 888 espectadores[1] + 5478 (bancada provisória para Euro 2004 e jogos de grande afluência)
Construção
Data 2003
Inauguração
Data 15 de novembro de 2003 (20 anos)
Partida inaugural Portugal-Kuwait
Recordes
Público recorde 29 160 pessoas
Data recorde 17 de junho de 2004
Partida com mais público Croácia-França
Proprietário CM de Leiria
Arquiteto Tomás Taveira

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa é um estádio construído em 2003 para a realização do Euro 2004, que foi projetado pelo arquiteto Tomás Taveira. Atualmente é utilizado pela UD Leiria. Em 2004 recebeu uma prova de atletismo onde esteve presente Francis Obikwelu.

Foi o único estádio do Euro 2004 que foi construído de raiz com uma pista de atletismo.

A remodelação do estádio municipal de Leiria teve o propósito não só de dotar a cidade de uma importante infraestrutura desportiva, como também acolher o para o Euro 2004. O estádio possui uma capacidade de 23 888 lugares [1], totalmente cobertos, tendo sido criada uma bancada provisória para o Euro 2004 com mais 5478 lugares.

O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa foi objeto de obras de remodelação e ampliação realizadas.

A inauguração desta profunda intervenção ocorreu a 19 de Novembro de 2003, com o jogo Portugal versus Kuwait, que Portugal venceu por memoráveis 8-0, seguido por um espetáculo multimédia.

O estádio original tinha sido construído na década de 60 por iniciativa do então Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Manuel Magalhães Pessoa. Foi o primeiro passo para a constituição, nesta zona da cidade, de um parque desportivo. Em reconhecimento do seu contributo para o desporto no Concelho, o município de Leiria atribuiu, já no início dos anos 70, o seu nome ao estádio que fez nascer.

A intervenção inaugurada em 2003 recuperou um espaço com o qual, ao longo de várias décadas, os leirienses desenvolveram uma identificação afetiva, por ter sido o palco da dinâmica desportiva de toda uma região. A tradição não pôs, no entanto, em causa a inovação, na medida em que o Estádio Municipal é uma infraestrutura de características até aqui inexistentes, embora desde há muito ambicionadas pelos responsáveis municipais e, sobretudo, pela população. As soluções técnicas e estéticas adotadas concretizam o arrojo das intenções subjacentes à intervenção.

Aproveitando de uma forma racional o que já existia – um estádio localizado praticamente no centro da cidade, conhecido e valorizado pelos Leirienses –, criou-se uma infraestrutura dotada de condições de excelência não só para o desporto, mas também para o lazer e os serviços.

Durante o Euro 2004, jogaram neste estádio a Croácia, França e Suíça.

A designação do Estádio Dr. Magalhães Pessoa presta homenagem a Manuel de Magalhães Pessoa, natural de Pocariça, concelho de Cantanhede, funcionário judicial, que foi vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, entre outras funções que desempenhou, como as de governador civil de Beja e Portalegre, e deputado à Assembleia Nacional[2]

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

  • Capacidade [Lugares sentados no total): 23.888 lugares[1]
  • Auditório de conferências de imprensa: 155 lugares
  • Pista de Atletismo
  • Zonas VIP Poente

Camarote Presidencial (330 lugares)

10 Camarotes Empresa (138 lugares)

  • Zona VIP Nascente

27 Camarotes Empresa (114 lugares)

  • Auditório (150 lugares)
  • Health Club (em instalação)
  • Espaços Administrativos

Sede da Associação Distrital de Atletismo

Sede da União Desportiva de Leiria

  • Espaços Multiusos para eventos diversos
  • Pista de Atletismo homologada pela IAAF - International Association of Athletics Federations

Equipamento[editar | editar código-fonte]

O estádio está equipado com 145 câmaras CCTV, 17 lavabos, dois balneários de 200 m² cada, dois painéis eletrônicos e pista de atletismo. Este equipamento conta ainda com 6.542 estacionamentos e um edifício para fins administrativos.

Eventos no Complexo Desportivo[editar | editar código-fonte]

Euro 2004[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo oficial realizou-se a 11 de Janeiro de 2004, quando a União Desportiva de Leiria recebeu o Benfica em jogo da Liga.

O Estádio foi o palco da UEFA Euro 2004 e acolheu 2 jogos do Grupo B.

Data Resultados Ronda Espectadores
13 Junho 2004  Suíça 0–0  Croácia Grupo B 24 090
17 Junho 2004  Croácia 2–2  França 29 160

Ainda no plano desportivo, a pista de atletismo – considerada uma das melhores da Europa – permitiu que no Estádio Municipal de Leiria se realizasse, a 18 e 19 de Junho de 2005, a Taça da Europa da modalidade (1ª Liga – Grupo B), após ter recebido já os Campeonatos Nacionais de Atletismo e os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar.


Desporto[editar | editar código-fonte]

O Estádio Municipal de Leiria foi concebido e construído e está a ser gerido numa perspetiva de multifuncionalidade, com diversas valências. Exemplo disso é a importante área de eventos, que potencia a utilização quase quotidiana de espaços polivalentes como o auditório, as salas de reunião/formação ou as zonas VIP. É a vocação de centro de negócios do Estádio Municipal de Leiria.

Cultura[editar | editar código-fonte]

No âmbito cultural, o Estádio acolheu já quatro exposições de pintura e escultura.

Concertos Musicais[editar | editar código-fonte]

Na vertente dos concertos musicais, realizou-se, a 14 de Junho de 2006, um espetáculo com a cantora baiana Daniela Mercury, a que assistiram cerca de 8.000 pessoas. Seguiu-se lhe, no dia 15 de Julho do mesmo ano, um concerto do brasileiro Martinho da Vila, no qual estiveram presentes cerca de 3.000 espectadores.

Em 2007, a 20 de Outubro, realizou-se no Estádio Municipal de Leiria o concerto de encerramento da Campanha “Todos Diferentes, Todos Iguais”, com os Fingertips, David Fonseca, os The Gift e os UHF. Segundo números da organização, terão estado presentes aproximadamente 7.000 espectadores.

Já em 2008, a 5 de Julho, o Estádio acolheu um concerto com o popular cantor Tony Carreira, responsável por uma audiência na ordem dos 8.000 espectadores. Na véspera, tinha subido ao palco – pela segunda vez – o consagrado Martinho da Vila, num concerto com cerca de 3.000 espectadores.

Desde 2014, o estádio acolhe ainda os concertos da Feira de Maio, que reúne diversões e tasquinhas durante todo o mês no seu parque de estacionamento. Estes concertos reúnem mais de 10.000 espectadores.

Futuro[editar | editar código-fonte]

O Edifício do Topo Norte integrará o projeto, em desenvolvimento, de construção de uma grande superfície comercial nesta zona da Cidade. Entre serviço da dívida e despesas próprias de manutenção o estádio custa cerca de cinco mil euros por dia à autarquia, havendo várias vozes que consideram que é um sorvedouro de dinheiro que devia ser aplicado noutras obras.[3]. Em Fevereiro de 2011, foi anunciado na imprensa que a União de Leiria vai deixar de utilizar o Estádio, tendo entregue um pedido de rescisão de contrato com a empresa municipal Leirisport[4].

Elevados custos para o erário público[editar | editar código-fonte]

Durante três anos, o contrato da cedência do estádio fez com que a empresa municipal que gere o estádio pagasse à União de Leiria, em vez de receber. O estádio teve quatro milhões de euros de prejuízos no ano de 2005 e cerca de três milhões em 2006. A União de Leiria deixou mesmo de realizar jogos no estádio, tendo-se deslocado para o estádio da Marinha Grande. O diretor-geral da SAD da União de Leiria, referiu que o contrato de utilização do estádio de Leiria previa o pagamento de 17500 euros por jogo, mais 500 euros por cada treino extra.[5]

A Câmara de Leiria devia, no final de 2020, cerca de 20 milhões de euros relativos ao estádio[6].

Eventual demolição[editar | editar código-fonte]

Segundo o economista e ex-ministro Augusto Mateus a demolição de alguns dos estádios construídos para o Euro 2004, entre os quais o de Leiria, pelos elevados custos que representam para os municípios, poderia ser considerada. Em declarações a uma agência noticiosa, referiu que há municípios que devem considerar a hipótese de demolição desses estádios de futebol e substitui-los por centros comerciais, por exemplo. Referiu também ser muito complicado lidar com as dívidas de algo que não cria riqueza nem representa um bem público. Augusto Mateus referia-se a entre outros, ao estádio de Leiria, que tem um elevado custo financeiro para os munícipes da cidade, pois têm fracas assistências aos jogos de futebol.[7]

Penhora pelo fisco[editar | editar código-fonte]

A Direção-Geral dos Impostos penhorou em 2009 o estádio devido a uma dívida que rondaria os quatro milhões de euros relativa ao pagamento do imposto sucessório. Segundo fontes ouvidas pelo jornal Económico a Lerisport [empresa municipal] foi notificada, fez-se uma reclamação graciosa que não foi atendida e [avançou-se] para a impugnação judicial.[8]

Venda em hasta pública[editar | editar código-fonte]

Devidos aos elevados gastos em 16 de Junho de 2011, a Câmara de Leiria aprovou a proposta para levar o Estádio Municipal a hasta pública pelo valor de 63 milhões de euros[9]. A hasta pública para venda do Estádio de Leiria, foi marcada em Agosto de 2011 em reunião de Câmara para o dia 22 de Setembro de 2011. O município pede 63 milhões de euros por um lote que junta três de quatro frações do estádio: o campo desportivo e as bancadas, assim como outras duas frações, o topo norte e o respetivo estacionamento[10]. A hasta pública não teve quaisquer interessados.[11]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.