Estádio Passo d'Areia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Passo D'Areia
Nomes
Nome Estádio Passo D'Areia
Apelido Zequinha
Características
Local Porto Alegre, RS
Gramado Grama sintética (105 x 74m)
Capacidade 16.000 pessoas[1]
Construção
Data 1939
Inauguração
Data 24 de maio de 1940
Partida inaugural São José 2-3 Grêmio
Outras informações
Proprietário Esporte Clube São José
Mandante Esporte Clube São José

O Estádio do Passo D'Areia é a sede do Esporte Clube São José, e onde o mesmo manda seus jogos. Está localizado no bairro Passo D'Areia.

Localização[editar | editar código-fonte]

Localizado junto à sede social do clube, é o atual estádio do Esporte Clube São José.

O Zequinha, como é carinhosamente chamado, passou por vários locais antes de fincar suas raízes na zona norte de Porto Alegre, em um terreno de 3,5 hectares comprados por "250 contos de réis"[carece de fontes?] no ano de 1939, quando o Estádio do Passo D'Areia começou a ser construído.

A atual morada do clube foi inaugurada em 24 de maio de 1940, em uma grande festa na qual o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, tricampeão municipal na época, era o grande convidado.

O Estádio do Passo D'Areia já passou por várias mudanças desde a sua inauguração, evidentemente. A maior da ampliações foi a construção do "tobogã" das arquibancadas atrás do gol que fica no lado da área social do clube.

A arquibancada geral foi totalmente reformada e comporta agora mais 2.500 pessoas, aproximadamente. A obra foi entregue pelo prefeito José Fogaça no jogo contra o Sport Club Internacional em 26 de março de 2006.

A obra em epígrafe, foi liberada, através de decreto, assinado pelo então prefeito de Porto Alegre, João Verle, em Maio de 2004, em solenidade realizada no clube, onde testemunharam o fato o presidente do São José na época, Luiz Fernando Gomes Moreira, sua diretoria, ex-presidentes, associados, conselheiros, convidados especiais e autoridades porto-alegrense. A reforma iniciou em meados de maio de 2005.

Elton John, R.E.M, Só pra Contrariar e Pearl Jam já se apresentaram no estádio.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Nome Oficial: Estádio Passo D'Areia Endereço:

  • Social - Rua Padre Hildebrando nº 1100
  • Geral - Av. Rio São Gonçalo nº 95 -
  • Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre - RS

Camarotes: 6 Vestiários: 4 vestiários profissionais mais 1 vestiário de arbitragem. Dimensões do Gramado: 74m x 105m - Tamanho oficial exigido pela Fifa. Grama: Sintética Iluminação: Estão em construção devido a nova arquibancada geral Imprensa:

  • 8 cabines duplas fixas
  • 1 sala de imprensa
  • 1 sala para entrevistas coletivas.

Estacionamento: Privativo para funcionários e autoridades com capacidade para 50 veículos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.