Estádio da Rua Tibiriçá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rua Tibiriçá
Estádio da Rua Tibiriçá
Nomes
Nome Estádio da Rua Tibiriçá
Antigos nomes Campo da Rua Tibiriçá
Características
Local Rua Tibiriçá, - Centro, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Gramado Terra / Grama natural
Construção
Data 1911
Inauguração
Data 10 de dezembro de 1911 (do Campo)
18 de julho de 1920 (do Estádio)
Partida inaugural Commercial 2x0 Americano de Ribeirão Preto (do Campo)
Commercial 1x2 Paulistano (do Estádio)
Primeiro gol Deodoro [Commercial] (do Campo)
Mario Andrade [Paulistano] (do Estádio)
Recordes
Data recorde 25 de outubro de 1922
Partida com mais público Commercial 1x1 Argentina[1]
Outras informações
Remodelado 1920
Expandido 1919
Fechado 1936
Demolido 1944
Proprietário Commercial Football Club

O Estádio da Rua Tibiriçá foi um estádio de futebol brasileiro, que era localizado na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Pertencia ao Commercial Football Club e foi um dos primeiros campos de futebol a receber jogos oficiais na região de Ribeirão Preto. Hoje encontra-se desativado, e o terreno aonde ficava pertence hoje a Sociedade Recreativa.

História[editar | editar código-fonte]

O Estádio da Rua Tibiriçá, primeiramente chamado de Campo da Rua Tibiriçá, surgiu junto com o Commercial Football Club[2][3], e ganhou esse nome por ser instalado na Rua Tibiriçá, no centro da cidade. O Campo foi criado em 1911, mas o estádio com arquibancadas só surgiria em 1920, após um reforma iniciada em 1919[4].

A inauguração do Campo deu-se em 10 de dezembro de 1911, com uma vitória do Commercial por 2 a 0 sobre o Americano de Ribeirão Preto. O jogador comercialino Deodoro foi o autor do primeiro gol. Já o estádio, com arquibancadas, foi inaugurado em 18 de julho de 1920, com uma derrota comercialina para o Paulista por 2 a 1. Mario Andrade, do Paulistano, marcou o primeiro gol do estádio.

A estréia do Commercial contra um dos quatro gigantes do futebol paulista atualmente (Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos), aconteceu no Campo da Rua Tibiriçá, no dia 9 de junho de 1918, quando o Leão venceu em casa, pelo placar de 1 a 0, o Corinthians[5].

Foi um dos primeiros campos de futebol da região de Ribeirão Preto que recebeu jogos oficiais.

Destacou-se, também, por ser o primeiro campo de futebol de Ribeirão Preto, e um dos primeiros do estado de São Paulo, que recebeu grama natural. A transformação do campo de terra para grama, aconteceu devido ao fato da torcida comercialina ser da "elite", e as damas e cavalheiros não gostarem da poeira que era levantada com a terra. O estádio da Rua Tibiriçá também recebeu a visita do Rei Alberto da Bélgica, em 10 de outubro de 1920[1].

Durante a Fase Amadora do Come-Fogo, o Estádio da Rua Tibiriçá foi palco de 13 das 22 partidas desse clássico. Foi na Rua Tibiriçá, também, que em 1 de agosto de 1920, aconteceu o primeiro clássico Come-Fogo da história de Ribeirão, vencido pelo Commercial por 8 a 0[6].

Em 1922, o Estádio da Rua Tibiriçá recebeu o maior jogo de sua história, um empate em 1 a 1, entre Commercial e a Seleção da Argentina[1].

A primeira vitória do Commercial na primeira divisão do Campeonato Paulista, aconteceu no Estádio da Rua Tibiriçá, no dia 21 de agosto de 1927. Na partida, o Commercial venceu por 2 a 1 o AA São Paulo de Alpargatas, tradicional time da capital paulista.

Com a filiação que o Commercial sofreu junto a Sociedade Recreativa, em 1936, o Estádio passou a ser propriedade da Recra. Como o Commercial deixou de disputar campeonatos, e a Recreativa não tinha um time de futebol, o estádio foi desativado[7].

Hoje, o terreno onde antes ficava o Estádio, é a sede social da Sociedade Recreativa de Esportes.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.