Estância termal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Turismo termal. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde março de 2014)
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Balneário. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde março de 2014)
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ambox important.svg
Este artigo ou secção pode conter pesquisa inédita. Por favor, melhore-o, verificando o seu conteúdo e adicionando referências bibliográficas. Mais detalhes podem ser encontrados na página de discussão. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Balneário na cidade de Águas de Santa Bárbara (SP), Brasil

Estância termal, ou termas, também conhecidas como cidade-spa, é a designação dada a um complexo turístico de características particulares, cujo objectivo é facultar as condições necessárias ao desenvolvimento de terapias com águas minerais, da própria região, através de banhos de imersão, jacto de água, vapor ou ainda ingerindo essa mesma água quando lhe são reconhecidas propriedades medicinais.

O nome de terma vem do latim therma, nome dado pelos antigos Romanos aos estabelecimentos onde realizavam seus banhos públicos, costume que era muito apreciado.

O Norte de Portugal particularmente desenvolveu várias estâncias termais, em resposta ao entusiasmo dos Portugueses e estrangeiros pelas águas termais portuguesas e o recurso a férias saudáveis mantendo desta forma uma tradição milenar que remonta ao período de ocupação Romana.

Dispondo em boa parte de instalações desportivas e um ambiente relaxante, o sucesso dos tratamentos e a cura para as maleitas do corpo é um facto consumado. Embora a maioria encerre durante a época baixa (Inverno), no caso das Caldas de Chaves e da Curia permanecem abertas durante todo o ano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Disambig.svgEstância turística (desambiguação)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.