Estêvão Radoslau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Estêvão Radoslau
Rei da Sérvia
Estêvão Radoslau
Governo
Vida
Sepultamento Mosteiro de Studenica

Estêvão Radoslau Nemânica Ducas (em sérvio cirílico Стефан Радослав, ou às vezes também Stefan Radoslav; 1192-1234) foi um rei sérvio de 1228 até sua morte em 1234, soberano da dinastia Nemânica. Era segundo filho de Estêvão II Nemânica. Estêvão se sentia mais grego do que sérvio em razão da educação bizantina que recebeu de sua mãe Eudóxia. Isto se sabe graças a sua correspondência com seu sogro, Teodoro Comneno Ducas, déspota do Épiro. Acabou por casar-se com Ana, filha de Teodoro.

Estêvão Radoslau, durante seu curto reinado, repousava sobre a experiência de seu tio São Sava, quem o ajudou em todos os domínios; ele deveria reinar por muito tempo sobre a Sérvia, mas em razão de sua fragilidade e de sua tolerância laxista, perdeu rapidamente o trono. Após a derrota de seu sogro em 1230, na batalha de Klokotnitsa, face aos búlgaros de João Asen II (r. 1218-1241), o déspota do Épiro não mais o apoiou.

Em 1233, os nobres sérvios se aproveitaram para derrubá-lo e Radoslau, "o Bizantino", se refugiou em Ragusa e Durazzo. Ele se escondeu sob o nome de João no Mosteiro de Studenica. Não teve filhos com Ana. Seu irmão mais novo, Vladislau, sucedeu-o no trono da Sérvia.

Estêvão Radoslau foi sepultado no Mosteiro de Studenica em 1234.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dusan Batkovic, "História do povo sérvio", Paris: L'Age d'Homme ISBN 282511958X
  • Georges Castelhan, História dos Bálcãs, XIV-XX, editora Fayard ISBN 2213605262
  • Donald M. Nicol, Les Derniers siécles de Byzance, 1261-1453, editora os Belhes Lettres ISBN 2251380744

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]