Estação Antártica Polaca Henryk Arctowski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Estação Antártica Polaca Henryk Arctowski é uma estação de pesquisa localizada na Ilha do Rei George, ao largo da costa da Antártida.

O seu nome foi dado em honra de Henryk Arctowski (1871-1958), meteorologista que acompanhou o explorador belga Adrien de Gerlache na expedição efectuada a bordo do RV Belgica (1897-1899). Esta foi a primeira expedição a passar o Inverno na Antártida. Este cientista propôs a noção original de um factor de sensação térmica, argumentando que o vento poderia ser tão prejudicial para os tecidos humanos que o frio em ambientes severos.

A estação foi estabelecida no dia 26 de Fevereiro de 1977. É gerida pela Academia de Ciências da Polónia. As suas principais áreas de investigação são: biologia marinha, oceanografia, geologia, geomorfologia, glaciologia, meteorologia, climatologia, sismologia, magnetismo e ecologia.

Uma estufa providencia vegetais para a estação e as praias perto da estação exibem restos de ossos de baleia, vestígios do tempo em que o sítio era utilizado para processar as baleias caçadas na região.

A estação localiza-se perto de colónias de três diferentes tipos de pinguins e foi designado um Sítio de Especial Interesse Científico, de acordo com o Tratado da Antártida.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Antarctica. Sydney: Reader's Digest, 1985, pp. 130-133, 300.
  • Child, Jack. Antarctica and South American Geopolitics: Frozen Lebensraum. New York: Praeger Publishers, 1988, p. 12.
  • Lonely Planet, Antarctica: a Lonely Planet Travel Survival Kit, Oakland, CA: Lonely Planet Publications, 1996, p. 273.
  • Stewart, Andrew, Antarctica: An Encyclopedia. London: McFarland and Co., 1990 (2 volumes, p. 37.
  • U.S. National Science Foundation, Geographic Names of the Antarctic, Fred G. Alberts, ed. Washington: NSF, 1980.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Antártica Polaca Henryk Arctowski


62° 09′ S 58° 28′ W