Estação Antonio Gianetti Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CPTM red symbol.gif Antonio Gianetti Neto
Estacao gianetti.jpg
Uso Atual Estação ferroviária
Administração CPTM
Linha Linha 11-Coral
Código AGN
Informações históricas
Nome antigo Estação Lajeado
Inauguração 10 de janeiro de 1998 (16 anos)
Localização
Localização Gnome-globe.png Estação Antonio Gianetti Neto
Próxima estação
Sentido Luz Sentido Estudantes
Estação Guaianases Estação Ferraz de Vasconcelos
Estação Antonio Gianetti Neto

Antonio Gianetti Neto é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 11-Coral da CPTM, localizada no município de Ferraz de Vasconcelos.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi construída e inaugurada pela CPTM em 10 de janeiro de 1998, com o nome de Lageado. No dia 19 de agosto de 1998, foi rebatizada como Antonio Gianetti Neto.

A alteração de nome surgiu em função de um projeto do deputado estadual Guilherme Gianetti (PMDB-SP), aprovado na Assembléia Legislativa pelos demais deputados. O deputado Gianetti resolveu homenagear seu tio - já falecido - pela contribuição que o mesmo deu no passado à cidade de Ferraz de Vasconcelos e região. Antonio Gianetti Neto veio ainda menino com a família para Ferraz. Foi um dos pioneiros na confecção de tijolos, chegando a ter uma fábrica de blocos. Na década de 50, fundou a Indústria Agrícola e Pastoril, no bairro do Cambiri, onde residia. A indústria fornecia quartzo para a Fábrica Gothard e empregava na época 120 funcionários. Por volta de 1962, inaugurou o Depósito Brasil de Materiais para Construção, na Rua Godofredo Ozório Novais, Centro. Doou parte dos materiais para a construção da escola do bairro e facilitou a compra de materiais para os moradores construírem suas casas.

Tabela[editar | editar código-fonte]

Linha Terminais Estações Principais destinos Funcionamento
11
Coral
LuzEstudantes 16 Bom Retiro, Brás, Tatuapé, Itaquera, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes Diariamente das 4h00 à 0h00
Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
AGN Antonio Gianetti Neto 10 de janeiro de 1998 Bilhete Único da SPTrans. laterais superfície Uma das primeiras estações construídas pela CPTM

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Estação Guaianases
Distância: 3.712 metros
Linha 11 da CPTM
Estação Antonio Gianetti Neto
Sucedido por
Estação Ferraz de Vasconcelos
Distância: 2.343 metros