Estação Brás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estação Brás (CPTM))
Brás
Estação Brás
Prédio da estação, parte da CPTM.
Uso atual Estação de Metrô Estação de metrô
Estação de trens metropolitanos
Proprietário Governo do Estado de São Paulo
Administração Metrô de São Paulo (1979–atualmente)
RFFSA (1969–1984)
CBTU (1984–1994)
CPTM (1994–atualmente)
Linhas Vermelha
Rubi
Turquesa
Coral
Safira
Jade–Expresso Aeroporto (sentido Palmeiras-Barra Funda)
Sigla BAS
Zona tarifária Única (R$ 4,40)
Serviços Acesso à deficiente físico Escada rolante Elevador Bicicletário Restaurante Estacionamento
Informações históricas
Nomes antigos Braz
Estação do Norte
Roosevelt
Inauguração 16 de fevereiro de 1867 (157 anos)
(estação ferroviária)
10 de março de 1979 (45 anos)
(Metrô)
3 de outubro de 2018 (5 anos)
(Linha 13–Jade - Connect)
Localização
Localização Estação Brás
Endereço Praça Agente Cícero, s/n.º, Brás
Município São Paulo
País Brasil
Próxima estação
Sentido
Palmeiras–Barra Funda
Sentido
Corinthians–Itaquera
Brás
Sentido Jundiaí
Sentido Rio Grande da Serra
Brás
Sentido Jundiaí
Sentido Rio grande da Serra
Brás
Sentido Luz
Sentido Estudantes
Brás
Sentido Brás
Sentido Calmon Viana
-
Brás
Sentido Palmeiras-Barra Funda
Sentido Aeroporto–Guarulhos
(não atende esta estação)
Brás

A Estação Integrada do Brás ou Estação Brás, conhecida originalmente também como Estação Braz ou Estação do Norte ou Estação Roosevelt, é um empreendimento ferroviário de integração entre os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô de São Paulo, localizada no bairro do Brás, região central do município de São Paulo.

A estação está em atividade desde 1867, possui plataformas laterais e central, além de contar com acesso adaptado para pessoas com deficiência. Um ponto de destaque é sua estrutura, toda em concreto aparente e cobertura metálica.[1] Com capacidade para atender milhares de pessoas diariamente, os trens funcionam de domingo a sexta-feira das 4 horas à meia-noite e aos sábados das 4 horas à 1 hora de domingo. Já o metrô funciona diariamente das 4h40 à 0h33, exceto aos sábados, quando a operação se encerra à 1 hora de domingo.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Antiga Estação Brás da São Paulo Railway.

Na metade do século XIX, o cultivo de café no estado de São Paulo impulsionou o crescimento do comércio na capital paulista, a partir de então a Industrialização e a urbanização do município de São Paulo passou a se intensificar rapidamente. Em 1859, o empresário e investidor Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), juntou-se a investidores ingleses e propôs ao governo imperial uma estrada de ferro que interligasse Jundiaí ao Porto de Santos, passando pela cidade de São Paulo.

Assim, em 1867 foi inaugurada a nova estrada de ferro denominada São Paulo Railway Company (SPR), a primeira construída em solo paulista. Juntamente com a ferrovia, foi inaugurada no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, a estação ferroviária Braz na região central da capital paulista, que durante muitas décadas transportou café, mercadorias e passageiros, entre o interior, a capital e o porto santista.

Por localizar-se em terrenos baratos na região do Brás e da Mooca, diversos trabalhadores se instalaram ao redor do local. Além disso, muitas fábricas foram montadas as margens dos trilhos, já que assim estariam perto de transporte[3]. Na época, a construção foi vista como uma mudança inoportuna, pois para ela acontecer, muitas casas e cortiços tiveram que ser desapropriados, acarretando dificuldades para a população que residia ali[3].

Fazendeiros da região do Vale do Paraíba, decidiram construir uma ferrovia que levasse a produção de café desta região, até os trilhos da SPR na cidade de São Paulo, então fundaram a Estrada de Ferro do Norte (EFN). Em 6 de novembro de 1875, inauguraram como ponto inicial da ferrovia a Estação do Norte, construída exatamente ao lado da Estação Braz, para possibilitar o transbordo do café entre as composições e poder seguir para o porto de Santos. Em 1896, a EFN foi incorporada pela Estrada de Ferro D. Pedro II (antecessora da Estrada de Ferro Central do Brasil), com o propósito de formar o chamado de Ramal de São Paulo, que ligaria São Paulo diretamente ao Rio de Janeiro[4].

Estação do Norte da antiga Estrada de Ferro do Norte, em 1914.

Nos anos 1940, passou por uma reforma geral que mudou toda a estrutura do prédio, dando-lhe estilo art decó. Em 15 de setembro de 1945, por meio de decreto-lei presidencial, a Estação do Norte teve o seu nome alterado para Roosevelt, em homenagem ao presidente americano Franklin Roosevelt, morto naquele ano.

Em 1946, o governo assumiu as linhas da São Paulo Railway Company e seu nome foi alterado para Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). No ano de 1969, o governo federal unificou a administração da EFSJ e da Estrada de Ferro Central do Brasil sob a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).

Em 1979, foi inaugurada a Estação Brás (com "s") da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, junto às duas, e aos poucos as três estações foram se integrando e se fundindo em um padrão, formando a Estação Integrada Brás. Deixou de haver separação entre as estações, que passaram a utilizar passarelas para cruzar as linhas, podendo acessá-las seja pela antiga Estação Roosevelt no largo da Concórdia, pela antiga Estação Braz ou pela Estação Brás do Metrô.

Em 1994, a CPTM assumiu a administração dos trens de subúrbio e reformou a estação. Foi construída uma cobertura que abrange as plataformas da ex-Central e ex-Santos-Jundiaí e, após o aperfeiçoamento do local, o nome Roosevelt deixou oficialmente de ser usado, e a estação passou a ser chamada de Brás.[5]

Linhas ferroviárias[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Estação Brás atende às linhas Linha 7–Rubi, 10–Turquesa, 11–Coral e 12–Safira da CPTM, além da Linha 3–Vermelha do Metrô.[6] Em outubro de 2018, a estação passou a fazer parte do Serviço Connect da Linha 13–Jade[7], e em abril de 2019, do Serviço Expresso Linha 10+.[8] O serviço Connect da linha 13 foi descontinuado em 2020, sendo substituído por um novo Expresso Aeroporto, que somente atende a Estação Brás em seu retorno à Luz e a Palmeiras-Barra Funda.[9]

Linhas ativas[editar | editar código-fonte]

Viagens a curta distância, operadas pela CPTM e pelo Metrô, estão ativas na estação.

Linha Terminais Estações
3
Vermelha
Palmeiras–Barra FundaCorinthians–Itaquera 18
7
Rubi
Brás ↔ Jundiaí 19
10
Turquesa
Brás ↔ Rio Grande da Serra 13
10
Turquesa
(Expresso Linha 10+)
LuzPrefeito Celso Daniel–Santo André 5
11
Coral
LuzEstudantes 16
12
Safira
Brás ↔ Calmon Viana 11
13
Jade (Expresso Aeroporto, apenas sentido Palmeiras-Barra Funda)
Palmeiras–Barra FundaAeroporto–Guarulhos 5

Diagrama das estações[editar | editar código-fonte]

Diagrama da Estação Brás (CPTM)
Sentido Francisco Morato/Jundiaí/Luz
1

a

b
2

c

d
3

e

f
4

g

h
5
Sentido Rio Grande da Serra/Estudantes/Calmon Viana/Aeroporto-Guarulhos (sem parada)

Legenda

                     Linha férrea

  Plataforma


Linhas

Plataformas 1 e 2b: Linhas 7–Rubi e 10–Turquesa da CPTM
Plataforma 2c: Linha 13–Jade da CPTM (Expresso Aeroporto)
Plataformas 2c e 3d: Linha 11–Coral da CPTM
Plataforma 3e: Não utilizada
Plataformas 4f, 4g e 5: Linha 12–Safira da CPTM

Via a: Sentido Jundiaí (Embarque e desembarque)
Via b: Sentido Rio Grande da Serra (Embarque e desembarque)
Via c: Sentido Luz
Via d: Sentido Estudantes
Via e: Sem uso
Via f: Sentido Calmon Viana (Embarque e desembarque)
Via g: Sentido Calmon Viana (Embarque e desembarque)
Via h: Sentido Calmon Viana (Embarque e desembarque)

Diagrama da Estação Brás (Metrô)
Sentido Palmeiras-Barra Funda
1

a
2

b
3
Sentido Corinthians-Itaquera

Legenda

                     Linha férrea

  Plataforma


Linhas

Plataformas 1, 2 e 3: Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo

Via a: Sentido Corinthians-Itaquera
Via b: Sentido Palmeiras-Barra Funda

Linhas desativadas[editar | editar código-fonte]

A Estação Roosevelt era a central da antiga ferrovia Central do Brasil. Com a liquidação da Rede Ferroviária Federal, em 1994, a linha de longa distância foi desativada. Hoje, são operados apenas os trechos metropolitanos em São Paulo, administrado pela CPTM, e no Rio de Janeiro, administrado pela SuperVia.

Linha Terminais Estações Administração
Central do Brasil Roosevelt (SP) ↔ Barra do Piraí (RJ) n/d E.F. Norte (1875–1889), Central do Brasil (1889–1975), RFFSA (1975–1994) e CPTM (1994–atual)

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos[editar | editar código-fonte]

Tabela[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
BAS Brás 16 de fevereiro de 1867 (SPR); 6 de novembro de 1875 (EF do Norte) Bilhete Único da SPTrans e Linha 3–Vermelha do Metrô Centrais e laterais Superfície A Estação Brás é composta de três estações que foram unificadas: estações da EF do Norte, SPR e do Metrô

Metrô de São Paulo[editar | editar código-fonte]

A Estação Brás atende à Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo. É uma estação elevada com plataformas laterais e central, estrutura em concreto aparente e cobertura espacial metálica treliçada. Possui acesso adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Conta com uma área construída de 23 350 metros quadrados e tem uma capacidade de sessenta mil passageiros por hora nos horários de pico.[10]

Tabela[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas
BAS Brás 10 de março de 1979 60 mil passageiros hora/pico Linhas Linha 7–Rubi, 10–Turquesa, 11–Coral e 12–Safira da CPTM, Bilhete Único da SPTrans Laterais e central Elevada Estação com estrutura de concreto pré-moldado.

Referências

  1. «Estação Brás – Linha 3-Vermelha | Metrô São Paulo». www.metro.sp.gov.br. Consultado em 9 de dezembro de 2020 
  2. «Horário de Integração Metrô x CPTM | Metrô SP». www.metro.sp.gov.br. Consultado em 9 de dezembro de 2020 
  3. a b «A história do Brás - São Paulo - Estadão». Estadão 
  4. «E. F. do Norte -- Trens de passageiros do Brasil». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 9 de dezembro de 2020 
  5. «Braz -- Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 24 de abril de 2017 
  6. «Linha 7-Rubi da CPTM passa a operar de Jundiaí até a estação Brás nesta segunda». G1. 28 de outubro de 2019. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  7. «Linha 13-Jade da CPTM chegará ao Brás em Agosto – Via Trolebus». viatrolebus.com.br. Consultado em 23 de julho de 2018 
  8. «CPTM lança trem expresso aos sábados entre Santo André e Luz, na linha 10-Turquesa». CPTM. 4 de abril de 2019. Consultado em 6 de abril de 2019 
  9. Meier, Ricardo (1 de dezembro de 2020). «Em novo formato, Expresso Aeroporto da Linha 13 estreia nesta terça-feira». Metrô CPTM. Consultado em 9 de dezembro de 2020 
  10. Metrô de São Paulo. «Estação Brás». Consultado em 2 de abril de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]