Estação Cajueiro Seco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cajueiro Seco
Cajueiro seco.jpg
Plataforma de embarque da estação.
Cajueiroseco.jpg
Pictograma da estação, criado para analfabetos e dislexos identificarem a estação com mais facilidade. [1]
Uso Atual Estação de Metrô
Administração CBTU / Metrorec
Linhas Linha Sul
Posição Superfície
Serviços Acesso à deficiente físico Escada rolante Elevador
Informações da via
Bitola Bitola larga(1,6m) eletrificada
Alimentação Catenárias Aéreas
Informações históricas
Inauguração 23 de março de 2009 (5 anos)
Próxima estação
Sentido Recife Sentido Cajueiro Seco
Prazeres -
Cajueiro Seco

A Estação Cajueiro Seco, situada em Jaboatão dos Guararapes, é a parada final da Linha Sul do Metrô do Recife. Também faz parte, desde 2011, da nova Linha Diesel, funcionando como ponto de junção entre o "Ramal Sul" propriamente dito (o trecho Cabo-Cajueiro Seco) e o chamado "Ramal Lacerda" (o trecho Cajueiro-Curado).

Ambos os ramais são atualmente operados por locomotivas ALCO RS-8, mas, a partir de 2012, o trecho Sul será servido por trens leves, ou VLTs), enquanto o Lacerda continuará provisoriamente com as locomotivas. Cajueiro, como ponto de baldeação entre o Metrô elétrico e os dois ramais diesel, será, assim, o único local do sistema onde três tipos de veículos diferentes convergirão.

Características[editar | editar código-fonte]

A estação compreende duas plataformas: uma, junto à parede, recebe os trens elétricos da Linha Sul vindos do Recife. A segunda, do tipo "ilha", é ladeada por dois conjuntos de trilhos; de uma margem, partem os trens do Metrô com destino ao Recife; da outra, chegam e partem as locomotivas diesel, alternadamente de e para as estações Cabo e Curado. Ao chegar à plataforma do Cajueiro, a locomotiva diesel desacopla dos carros e manobra até a outra ponta da composição, seguindo de volta à estação de onde veio. Um trem vindo do Curado não segue até o Cabo, e vice-versa, salvo circunstâncias especiais. Em 2013 a Estação Cajueiro Seco do Metrô do Recife estará ligada ao Terminal Integrado de ônibus Cajueiro Seco e possibilitará a integração via metrô e ônibus, com apenas uma tarifa por sentido, entre a capital pernambucana com o município do Cabo de Santo Agostinho.

A plataforma junto à parede tem placas sinalizadoras em azul, cor da Linha Sul; A em "ilha" tem placas brancas, sinal de que serve a mais de uma linha.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.