Estação Corinthians-Itaquera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Corinthians-Itaquera
3red.png 11orange.png
Estacaoitaquera.jpg
Plataforma de embarque ao Metrô.
Informações
Administração São Paulo Metro logo.png Metrô de São Paulo CPTM red symbol.gif CPTM
Uso Atual Estação de metropolitano
Estação ferroviária
Coordenadas Gnome-globe.png Estação Corinthians-Itaquera
Código ITQ
Linha 3red.png   Vermelha

11orange.png   Coral

Outras Informações
Inauguração 1 de outubro de 1988 (25 anos)
Próxima Estação
Precedido por 3red.png: Artur Alvim
11orange.png: Tatuapé
Sucedido por 11orange.png: Dom Bosco

A Estação Corinthians-Itaquera ou simplesmente Estação Itaquera é uma estação que faz parte do sistema de trens metropolitanos da CPTM e do Metrô de São Paulo. A estação Corinthians-Itaquera tem esse nome por se localizar no bairro de Itaquera, em São Paulo (cidade), e também por ficar em frente ao terreno onde está sendo construído o novo estádio do Corinthians. Existe, ainda, conexão com o Poupatempo de Itaquera e com o Shopping Metrô Itaquera nas imediações.

História[editar | editar código-fonte]

A Estação Itaquera foi inaugurada em 1875, com a Estrada de Ferro do Norte. Originalmente era chamada de Estação de São Miguel, pois a vila mais próxima da estação era São Miguel. Em 1890 a Estrada de Ferro do Norte mudou de nome para Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1909, ela mudou de nome para Estação Itaquera. Foram feitas reformas em 1930, 1960 e 1964, quando foi colocada a terceira via. Em 1998 foi feita outra reforma. A estação foi desativada em 27 de maio de 2000, quando foi inaugurado o Expresso Leste. Em 4 de junho de 2004 a estação foi demolida para dar lugar à extensão da Radial Leste.

A Estação Corinthians-Itaquera foi inaugurada em 1 de Outubro de 1988. Em 27 de Maio de 2000 foi inaugurada a estação da Linha 11 - Coral da CPTM.[1]

Integrações[editar | editar código-fonte]

As estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo e da Linha 11-Coral da CPTM possuem transferência tarifada entre si, exceto em horários especiais, de segunda a sexta das 10h às 17h e das 20h às 24h, aos sábados das 15h à 01h e aos domingos e feriados a integração gratuita é o dia todo.[2]

Há também a possibilidade de se transferir para o sistema de ônibus da capital paulista, da SPTrans, através do Terminal de Ônibus anexo à estação, utilizando-se o Bilhete Único ou o bilhete de integração Metrô-Ônibus.

CPTM[editar | editar código-fonte]

A Estação Corinthians-Itaquera é uma estação ferroviária que atende à Linha 11 da CPTM (em seu trecho denominado "Expresso Leste").

A atual área estação da CPTM (que corresponde a uma plataforma central) também foi construída pelo Metrô de São Paulo, permanecendo quase 12 anos inutilizada e sendo inaugurada em 27 de maio de 2000 para ser utilizada pelo Expresso Leste.

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
ITQ Corinthians-Itaquera 27 de maio de 2000 (CPTM) Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, Bilhete Único da SPTrans Laterais Elevada Construída pelo Metrô de São Paulo, com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual de São Paulo, em 1988, e reformada/ampliada em 2000.
Precedido por
Tatuapé
Distância: 11.595 metros
Linha 11 da CPTM
Corinthians-Itaquera
Sucedido por
Dom Bosco
Distância: 2.389 metros

Metrô de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Vista da Arena Corinthians, a partir da Estação Metrô Corinthians-Itaquera

Estação terminal da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, no sentido Leste. Foi inaugurada em 1 de outubro de 1988. Neste estação também há a ligação com o Pátio de Manutenção da Linha 3-Vermelha, o "Pátio Itaquera", ou "PIT".

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

A estação Corinthians-Itaquera é a única estação onde possui 3 vias operacionais do Metrô de São Paulo. Em horário de pico, a via sentido leste (via 1) serve para recolher trens para o pátio de manutenção Itaquera ou para trens manobrarem 300 metros a frente e voltar logo em seguida pela via 3. A via do centro (via 2) serve para os trens entrarem nela sentido leste e sair sentido oeste da própria estação, a via 2 é conectada com a via 1 e 3 em forma de Y, e a vias 1 e 3 não são conectadas. Em horário de vale, os trens sentido leste entram direto pela via 2 e voltam em sentido contrário dali mesmo.

Tabela[editar | editar código-fonte]

Linha Terminais Estações Principais destinos Duração das viagens (min) Intervalo entre trens (min) Funcionamento
3
Vermelha
Palmeiras-Barra Funda ↔ Corinthians-Itaquera 18 Barra Funda, Santa Cecília, República, Sé, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Itaquera 32 2 Diariamente, das 4h40 à 0 hora. Aos sábados, até a 1 hora de domingo.
Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas
ITQ Corinthians-Itaquera 1 de outubro de 1988 (Metrô de São Paulo) 60 mil passageiros hora/pico Linha 11 (Expresso Leste) da CPTM, Bilhete Único da SPTrans Centrais Elevada Estação com estrutura de concreto aparente.
Precedido por
Artur Alvim
Distância: 1.461 metros
Linha 3 do Metrô de São Paulo
Corinthians-Itaquera
Sucedido por
-

Referências