Estação Ecológica do Taim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação Ecológica do Taim
Categoria Ia da IUCN (Reserva Natural Estrita)
Paisagem no interior da estação
Localização RS, Brasil
Dados
Área 33 876 ha[1]
Criação 21 de julho de 1986
Gestão ICMBio
Coordenadas 32° 44' 33" S 52° 34' 28" O
Estação Ecológica do Taim está localizado em: Brasil
Estação Ecológica do Taim

A Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim) é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 30% de seu território abrangendo o município de Rio Grande e 70% o de Santa Vitória do Palmar.

A administração da Estação está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Estação Ecológica do Taim foi criada através do decreto nº 92.963, emitido em 21 de julho de 1986, com uma área de 32.038 hectares.[2]

Caracterização da área[editar | editar código-fonte]

Família de capivaras no interior da estação

A Estação está situada numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim.[2] A planície costeira do Rio Grande do Sul apresenta áreas de grande expressão no contexto ambiental do extremo sul do Brasil, originadas pelos avanços e recuos do mar. Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas. É, assim, uma das principais estações ecológicas do Rio Grande do Sul e um dos principais ecossistemas do Brasil.

O acesso à Estação Ecológica do Taim se faz pela da BR-471, rodovia que atravessa longitudinalmente a área.

Fauna e Flora[editar | editar código-fonte]

A reserva é casa de pelo menos 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 aves, onde destacam-se animais como joão-de-barro, biguá, tachã, maçarico-preto, garça-moura, cabeça-seca, socozinho, ximango, martim-pescador, cisne-de-pescoço-preto, coscoroba, marrecão e marreca-piadeira. Entre os bichos de maior porte estão: tartaruga, capivara, ratão-do-banhado, cachorro do mato, lontra, tuco-tuco e jacaré-de-papo-amarelo.

A flora é bastente diversa, apresentando figueiras, corticeiras, quaresmas, orquídeas, bromélias, cactos, juncos e aguapés.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Estação Ecológica do Taim

Referências

  1. a b Estação Ecológica do Taim. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 05 de dezembro de 2012.
  2. a b Estação Ecológica do Taim. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente (Relatório Completo). Página visitada em 05 de dezembro de 2012.