Estação Finch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Finch
5714 Yonge Street

Finch Station - TTC.jpg

Entrada da estação Finch.
Linhas Yonge
Posição 5 (de 69)[1]
Movimento diário 92 610[1]
Conexões (TTC) 7 linhas de ônibus
Conexões (GO) 9 linhas de ônibus (Finch Bus Station)
Outras conexões 2 linhas da Viva, 11 linhas de ônibus (York e Brampton). Operam na Finch Bus Station.
Próximas estações North York Centre (~1,5 km sul, 2 min)
Serviços Wheelchair symbol.svg Toilets unisex.svg Cup of coffee.svg Shopping.jpg
Distrito North York
Inaugurado 29 de março de 1974
Usagem Metrô
Tipo de estação Subterrânea
Tipo de plataforma Central
Número de plataformas 1
Saídas 7
Elevadores 4
Lojas 5
Espaço de embarque e desembarque rápido de usuários provenientes de veículos de terceiros (Kiss n' Ride).
Entradas de passageiros e de ônibus da estação Finch.

Finch é uma estação do metrô de Toronto, localizada na linha Yonge-University-Spadina, secção Yonge. Localizada no cruzamento da Yonge Street com a Finch Avenue, Finch é a estação de metrô mais setentrional do TTC. O nome da estação provém da Finch Avenue, a principal rua leste-oeste servida pela estação. Finch é um dos dois términos da linha Yonge-University-Spadina, sendo o segundo a estação Downsview.

Finch é a quinta estação de metrô mais movimentada de Toronto (atrás das estações Bloor-Yonge, St. George, Kennedy e Sheppard-Yonge) e a estação sem conexão entre duas linhas diferentes de metrô mais movimentada da cidade. O principal motivo é o seu terminal de ônibus (que é integrado com a estação de metrô), a mais movimentada da cidade, servindo numerosas linhas de ônibus movimentadas, que servem a região norte da cidade. Próxima à estação Finch está o GO Finch Bus Terminal, estação de ônibus da GO Transit, que também atende ônibus da York Region Transit (incluindo duas linhas da Viva) e da Brampton Transit.

A estação possui dois estacionamentos, para permitir que usuários movam-se com conveniência de outras áreas (geralmente não bem servidas por TTC, ou nos subúrbios do norte). Estes dois estacionamentos possuem 3 251 espaços em conjunto, não o suficiente para atender a presente demanda. Pagamento é realizado via dinheiro vivo, embora seja de graça fora do horário de trabalho e nos finais de semana. Roubo de carros é uma ocorrência comum, com uma média de um a dois carros roubados por dia.[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.