Estação Tronador - Villa Ortúzar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tronador - Villa Ortúzar
Vista da estação Tronador - Villa Ortúzar da linha B
Inaugurada 9 de agosto de 2003
Plataformas Laterais
Localicação Avenida Triunvirato
Bairro Villa Ortúzar
Combinação
Anterior
Linha
Próxima
Federico Lacroze B Los Incas - Parque Chas

A estação Tronador - Villa Ortúzar forma parte da linha B do Metropolitano de Buenos Aires. Encontra-se localizada no bairro de Villa Ortúzar.

Sua inauguração realizou-se em 9 de agosto de 2003, junto com a Los Incas - Parque Chas pelo então chefe de governo da cidade, Aníbal Ibarra. O trecho que compreende as duas estações inauguradas tem 1,8 quilômetro de extensão, e as obras no mesmo iniciaram-se no ano 2000. O custo do trecho inaugurado se estima em 47 milhões de dólares.

A decoração da estação Tronador se destaca por mostrar nas paredes a historia de Villa Ortúzar, mediante coloridos vitrais. A estação carecia de contaminação visual até que, em outubro de 2007, a concessionária Metrovías instalou televisores e panfletos publicitários.

Instalações[editar | editar código-fonte]

Entre as comodidades que oferece esta estação de metrô, contam com escadas rolantes e elevadores para deficientes, assim como também indicações em sistema braille. Entre os banheiros, se contam duas comunas e de aqueles adequados especialmente para descapacitados.

A estação tem uma longitude total de 153 metros, dos quais 128 são de plataforma.

Decoração[editar | editar código-fonte]

Nas paredes no nível da plataforma se encontram 18 vitrais com imagens históricas do bairro de Villa Ortúzar realizadas no taller de Roberto José Soler.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Tronador - Villa Ortúzar