Estação de Araraquara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação Ferroviária de Araraquara
Museu ferroviário de Araraquara
Uso atual Museu ferroviário
Localização  ??? Araraquara, SP
Coordenadas Gnome-globe.png Museu ferroviário de Araraquara
Código SP-0968
Linhas Tronco Jundiaí - Colômbia (CPEF)

km 253,767 (1958)

Tronco Araraquara - Rubinéia (Pres. Vargas) (EFA) km 0

Administração Prefeitura de Araraquara
Inauguração 18 de janeiro de 1885 (129 anos)
Fechamento 15 de março de 2001 (13 anos) (como estação)

A Estação Ferroviária de Araraquara ou Estação de Araraquara foi inaugurada em 18 de janeiro de 1885 pela Companhia Rio Clarense de Estradas de Ferro, com a presença do Conde do Pinhal que era o dono da ferrovia; logo depois seria absorvida pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

No final do século XIX, a estação Araraquara passa a ser ponto inicial da Estrada de Ferro Araraquara, servindo de estação de baldeação entre essa ferrovia e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O atual prédio da estação seria construído em 1912, sendo que a eletrificação da linha tronco chegaria à Araraquara em 1 de dezembro de 1928.

Com a incorporação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro pela Fepasa em 10 de novembro de 1971, a estação passa por reformas que descaracterizaram parte do seu interior.

Após o fim da Fepasa em 1998, a estação foi utilizada durante algum tempo pelas consessionárias Ferroban e ALL (que incorporaria a Ferroban em 2006).

O último trem de passageiros, partindo de Campinas, chegou à Araraquara em 15 de março de 2001. Posteriormente a estação foi fechada para o transporte de passageiros.

Atualmente a estação abriga o Museu ferroviário de Araraquara [1] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]