Estação de King's Cross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma das plataformas de embarque da Estação de King's Cross, Londres.
Estação de King's Cross

King's Cross é uma estação de comboio em Londres, no Reino Unido.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação localiza-se no distrito de Kings Cross ,no nordeste do centro da cidade, no borough de Camden. Encontra-se ao lado de outra estação de comboio, a estação de St. Pancras.

Serviços ferroviários[editar | editar código-fonte]

Desta estação partem comboios com destino a diferentes localidades do leste e nordeste de Inglaterra, e na Escócia, como por exemplo Cambridge, Peterborough, York, Leeds, Darlington, Durham, Newcastle, Edimburgo, Dundee e Aberdeen. Kings Cross também inclui uma importante estação de metro, conhecida como estação de Kings Cross St. Pancras, uma grande estação de intercâmbios da rede de metro. No ano de 2005, existiam três companhias de comboios que operavam na estação:

  • GNER - Serviços interurbanos na Linha Principal da Costa Este (East Coast Main Line).
  • WAGN - comboios rápidos a Cambridge e King's Lynn, e serviços de proximidades do norte de Londres, e a Hertfordshire, Bedfordshire e Peterborough.
  • Hull Trains - Serviços interurbanos a Hull.
  • Expresso De Hogwarts : Comboio que leva os alunos de Londres até a estação de Hogsmeade (nas redondezas de Hogwarts) nos livros de Harry Potter de J.K.Rowling.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

King's Cross aparece nos livros de Harry Potter, de J. K. Rowling, como o ponto de partida do Expresso de Hogwarts. Na série, há na estação a Plataforma Nove e Meia (na tradução brasileira) ou Plataforma Nove e Três Quartos (no original), a qual somente bruxos podem embarcar. Para chegar na plataforma, é preciso atravessar uma barreira mágica entre as plataforma 9 e 10. Em homenagem à série, a administração da plataforma, na vida real, instalou entre as plataformas 9 e 10 uma placa onde se lê: Plataforma 9 3/4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.