Estação de Pinhais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estação de Pinhais
Estação de Pinhais
Reprodução da Estação Ferroviária "Pinhaes", como era chamada à princípio.
Uso atual Abandonada
Linha Linha Curitiba-Paranaguá[1]
Código PR-2420
Informações históricas
Inauguração 5 de fevereiro de 1885 (139 anos)[2]
Fechamento 1942[2]
Localização
Localização Av. Ayrton Senna da Silva, Weissópolis, Pinhais
 Paraná

A estação ferroviária de Pinhais é uma construção histórica do Município de Pinhais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. A construção desta estação ferroviária é considerada até hoje, um dos fatores mais importantes para o surgimento de habitantes no município[3]. Em algumas reproduções, como a imagem ao lado, é notavel perceber que o antigo nome da estação era Estação Ferroviária Pinhaes; esta placa com este nome não está mais presente na estação.

A estação foi criada em 5 de fevereiro de 1885[2], junto com uma ferrovia que ligava Curitiba à Paranaguá[1]. Esta ferrovia surgiu, possivelmente, para facilitar o acesso e a locomoção de trens para o Centro Produtor de São José dos Pinhais, que foi um grande produtor de erva-mate, madeira e outras mercadorias[1][2] e além disto, todos os registros da época mencionavam o Centro Produtor de São José dos Pinhais.

Construída na década de 1940, a Estação Ferroviária de Pinhais era o pátio de cruzamento dos trens vindos do interior do estado em direção à capital.[4]

Com a criação de uma estação, foi necessário criar residências para os funcionários responsáveis pela manutenção da ferrovia, começando a formar um pequeno povoado[5]. Com a estação ferroviária, a região de Pinhais – que não era um município na época[6] – ganhou notoriedade e passou a chamar mais a atenção de empresários. A partir daí iniciou-se um processo de instalações industriais na região, como a Indústria Cerâmica, que foi um outro fator que contribuiu na formação do povoado em Pinhais. A inauguração desta indústria cerâmica e outros acontecimentos desencadearam um rápido avanço político e econômico em Pinhais, e depois de inúmeros fatos, a região tornou-se oficialmente um município, pertencendo à Região Metropolitana de Curitiba[7].

Atualmente, a estação ferroviária de Pinhais situa-se no bairro Weissópolis e está desativada[2]. Foi cercada para não ser degradada por vândalos. Mesmo desativada e cercada, a estação continua sendo um grande estabelecimento histórico para o município de Pinhais e um dos pontos mais populares da região.

Referências

  1. a b c «PrefeituraMunicipal.com». Consultado em 18 de julho de 2009. Arquivado do original em 10 de agosto de 2007  A formação do povoado; Site oficial da Prefeitura Municipal de Pinhais
  2. a b c d e «EstaçõesFerroviárias.com/Pinhais»  Histórico e informações sobre a Estação Ferroviária Pinhais.
  3. «DiaÀDiaEducação.com.br» (PDF) [ligação inativa] Atlas Geográfico do Município de Pinhais; história, características e informações sobre o Município de Pinhais.
  4. «Estações Ferroviárias do Brasil - Município de Pinhais» 
  5. «Pinhais.org/história». Consultado em 18 de julho de 2009. Arquivado do original em 18 de fevereiro de 2015  História do Município de Pinhais.
  6. «Pinhais.gov». Consultado em 18 de julho de 2009. Arquivado do original em 10 de agosto de 2007  Seção: A evolução política. Site Prefeitura Municipal de Pinhais.
  7. Veja também: Mudanças territoriais e Pinhais torna-se um município.