Estação de Pinhais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação de Pinhais
Reprodução da Estação Ferroviária "Pinhaes", como era chamada à princípio.
Uso atual Abandonada
Localização Av. Ayrton Senna da Silva, Weissópolis, Pinhais
 Paraná
Código PR-2420
Linha Linha Curitiba-Paranaguá[1]
Inauguração 5 de fevereiro de 1885 (129 anos)[2]
Fechamento 1942[2]

A estação ferroviária de Pinhais é uma construção histórica do Município de Pinhais, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. A construção desta estação ferroviária é considerada até hoje, um dos fatores mais importantes para o surgimento de habitantes no município[3] . Em algumas reproduções, como a imagem ao lado, é notavel perceber que o antigo nome da estação era Estação Ferroviária Pinhaes; esta placa com este nome não está mais presente na estação.

A estação foi criada em 5 de fevereiro de 1885[2] , junto com uma ferrovia que ligava Curitiba à Paranaguá[1] . Esta ferrovia surgiu, possivelmente, para facilitar o acesso e a locomoção de trens para o Centro Produtor de São José dos Pinhais, que foi um grande produtor de erva-mate, madeira e outras mercadorias[1] [2] e além disto, todos os registros da época mencionavam o Centro Produtor de São José dos Pinhais.

Construída na década de 1940, a Estação Ferroviária de Pinhais era o pátio de cruzamento dos trens vindos do interior do estado em direção à capital.[4]

Com a criação de uma estação, foi necessário criar residências para os funcionários responsáveis pela manutenção da ferrovia, começando a formar um pequeno povoado[5] . Com a estação ferroviária, a região de Pinhais – que não era um município na época[6] – ganhou notoriedade e passou a chamar mais a atenção de empresários. A partir daí iniciou-se um processo de instalações industriais na região, como a Indústria Cerâmica, que foi um outro fator que contribuiu na formação do povoado em Pinhais. A inauguração desta indústria cerâmica e outros acontecimentos desencadearam um rápido avanço político e econômico em Pinhais, e depois de inúmeros fatos, a região tornou-se oficialmente um município, pertencendo à Região Metropolitana de Curitiba[7] .

Atualmente, a estação ferroviária de Pinhais situa-se no bairro Weissópolis e está desativada[2] . Foi cercada para não ser degradada por vândalos. Mesmo desativada e cercada, a estação continua sendo um grande estabelecimento histórico para o município de Pinhais e um dos pontos mais populares da região.

Referências

  1. a b c PrefeituraMunicipal.com: A formação do povoado; Site oficial da Prefeitura Municipal de Pinhais
  2. a b c d e EstaçõesFerroviárias.com/Pinhais: Histórico e informações sobre a Estação Ferroviária Pinhais.
  3. DiaÀDiaEducação.com.br: Atlas Geográfico do Município de Pinhais; história, características e informações sobre o Município de Pinhais.
  4. Estações Ferroviárias do Brasil - Município de Pinhais.
  5. Pinhais.org/história: História do Município de Pinhais.
  6. Pinhais.gov: Seção: A evolução política. Site Prefeitura Municipal de Pinhais.
  7. Veja também: Mudanças territoriais e Pinhais torna-se um município.