Estabilizador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.

Estabilizadores eram muito usados em televisores antigos, para evitar curto-circuito durante baixas de energia.

História[editar | editar código-fonte]

O Brasil é hoje o maior fabricante de estabilizadores do mundo com base instalada de cerca de 48 fabricantes espalhados de norte ao sul do país.[1]

O mercado de estabilizadores começou no Brasil em 1941 com a falha e má qualidade de energia elétrica e a necessidade de uso para os aparelhos da época.

Ao contrário do conhecimento popular, o estabilizador foi originalmente destinado para regular a tensão de aparelhos movidos a válvulas como as antigas geladeiras e televisores, criados muito antes dos computadores.[carece de fontes?] O estabilizador é composto normalmente por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, chave liga/desliga e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.

Hoje é recomendado o uso de nobreaks on-line e filtros de linha de qualidade para uma proteção confiável para o computador. Estabilizadores também podem ser usados para proteção de equipamentos simples ou soluções temporárias.

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

  • No Brasil a norma de referência é a NBR14373:2006 para estabilizadores até 3 kVA[2].
  • Essa versão foi corrigida e atualmente é a ABNT NBR 14373:2006 Versão Corrigida:2010 que contém a Errata 1 de 16.04.2010. Confirmada em 09/05/2011.
  • A regulamentação Internacional é a IEC - International Electrotechnical Commission (IEC 686-1/1980).

Referências

  1. «História do Estabilizador de Voltagem». Consultado em 18 de maio de 2011. Arquivado do original em 19 de março de 2014 
  2. Norma NBR14373:2006

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.