Estaca de Bares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponta da Estaca de Bares

Estaca de Bares é uma área protegida catalogada como sítio natural de interesse nacional na Espanha, e localizado na paróquia de Bares, no concelho de Mañón, na Galiza. Constitui o ponto mais a norte da Espanha e da península Ibérica. Com 2500 mm por ano de chuva, é um dos lugares mais chuvosos da Europa, o que criou um ecossistema único.

O cabo de Estaca de Bares é um enclave de enorme valor ornitológico e uma atalaia privilegiada para observar as migrações de aves marinhas, as quais, entre os meses de Agosto e Novembro, chegam a contar mais de 100 000 exemplares.

Está declarado como Lugar de Importância Comunitária, destacando-se o farol construído em 1850 e duas bases militares abandonadas, uma delas usada por tropas norte-americanas.

Os arredores são dignos de menção: a ria e a vila do Barqueiro formam uma paisagem de grande beleza. Esta última, apinhada numa encosta que se orienta a nordeste, é formada por um conjunto de casas branqueadas que ascendem pela ladeira que bordeja o mar, fundindo-se as suas águas com o rio Sor. A acção conjunta propiciou o arrastamento das zonas que se foram depositando chegando a formar a praia da Arealonga.