Estado de Hyderabad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
charminar em Hyderabad

Hyderābād (em telugu హైదరాబాదు; em urdu حیدر آباد) foi o maior principado do Império indiano. A área do estado foi maior que a região da Grã-Bretanha.Sua capital era Haiderabade. A região de Berar, atualmente Vidharbha, em Maharashtra foi fundida com a Central Província em 1903, para formar Central Províncias e Berar.

O Estado de Hyderabad foi localizado na região Centro-Sul do subcontinente indiano a partir de 1724 até 1948, governou por um hereditários de Nizam. Durante a divisão da Índia em 1947, os Nizam de Hyderabad declararam sua intenção de aderir ou não aos recém-formados da Índia ou Paquistão. Sentindo dificuldade, a Índia lançou Operação Polo, que culminou com a absorção de Hyderabad na União Indiana, em 1948.

Embora os hindus fossem a maioria, os muçulmanos também tinham uma população significativa. O Estado Hyderabad foi um dos mais prósperos do estados indianos. Sua capital Haiderabade era uma das cinco maiores cidades da Índia.