Estandarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estandarte Nacional de Portugal
Estandarte Real de Portugal.

Um estandarte é um tipo de bandeira, ricamente bordada, às vezes em fios de ouro, e que não se prestam a ser hasteadas. e sim levadas pela tropa, como "guias", utilizada por diversas instituições. O termo "estandarte" é aplicado a vários tipos de bandeiras diferentes: bandeiras militares, bandeiras de corporações ou comunidades religiosas, bandeiras distintivas de chefes de estado ou de pessoas de famílias reais. Ocasionalmente o termo é usado como significando uma bandeira em geral.


Âmbito militar[editar | editar código-fonte]

Antigamente estandarte era a designação das bandeiras das unidades de cavalaria. No início do século XIX, os regimentos de cavalaria do Exército Português dispunham de quatro estandartes, distribuidos pelos quatro esquadrões que formavam as unidades. Cada um dos estandartes tinha uma cor determinada (azul, escarlate, amarelo ou branco) sobre o qual assentavam as armas reais. Actualmente, no Exército Português, os estandartes são as bandeiras de desfile das unidades de todas as armas. Nas unidades independentes existe um Estandarte Nacional e um estandarte regimental. Nas unidades incorporadas existe um estandarte de batalhão.


Âmbito marítimo[editar | editar código-fonte]

Estandarte Real ou Presidencial é a bandeira distintiva de um chefe de estado que é arvorada no mastro principal de um navio, quando da sua presença a bordo. O protocolo de alguns países faz com que o estandarte do chefe de estado possa ser arvorado na haste da popa de um navio, em substituição da bandeira nacional.


Âmbito religioso e civil[editar | editar código-fonte]

Estandartes religiosos.

Estandarte é um tipo de bandeira utilizada pelas comunidades religiosas e confrarias, consistindo num tecido quadrado, rectangular, eventualmente farpado, com duas ou mais pontas, no qual está pintada a imagem ou emblema de sua comunidade ou confraria (normalmente a imagem de um santo ou da Virgem). Os estandartes religiosos são suportados por uma vara horizontal, que forma uma cruz com a haste.

Estandarte é também a denominação das bandeiras de desfile dos municípios, freguesias e de outras corporações portuguesas. Os estandartes têm as mesmas cores e desenho das bandeiras de hastear, mas são de formato quadrado em vez de rectangular.

Ver também[editar | editar código-fonte]