Estavayer-le-Lac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estavayer-le-Lac
Brasão da comuna de Estavayer-le-Lac
{{{2}}}
Cidade antiga de Estavayer-le-Lac
Cantão Friburgo
Distrito Broye
Língua(s) oficial(is) francês
Coordenadas 46° 50' N 6° 50' E
Altitude 448 m n.m.m.
Área 8,89 km²
População (2010)
 - Densidade
5.554 hab.
866 hab/km²
Fracções
Fronteiras Autavaux, Gorgier (NE), Les Montets, Lully, Montbrelloz, Saint-Aubin-Sauges (NE), Sévaz, Vaumarcus (NE)
Código postal 1470
Website www.estavayer-le-lac.ch
Comuna de Estavayer-le-Lac a destacado.

Estavayer-le-Lac é uma comuna da Suíça, localizada no Cantão de Friburgo, com 5.554 habitantes, de acordo com o censo de 2010 [1] . Estende-se por uma área de 8,89 km², de densidade populacional de 866 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Autavaux, Gorgier (NE), Les Montets, Lully, Montbrelloz, Saint-Aubin-Sauges (NE), Sévaz e Vaumarcus (NE).

Em 01 de janeiro de 2012, a comuna de Font fundiu-se com Estavayer-le-Lac.

Idiomas[editar | editar código-fonte]

De acordo com o censo de 2000, a maioria da população fala francês (81,2%), sendo o alemão a segunda língua mais comum, com 5,8%, e, em terceiro lugar, o albanês, com 3,7%. Havia 46 pessoas que falavam italiano e duas que falavam romanche.[2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Estavayer-le-Lac situa-se a 448 metros acima do nível do mar em um enclave do cantão de Friburgo, 25 km à oeste da capital do cantão (em linha reta). A pequena cidade, à noroeste da região central de Friburgo, estende-se, levemente elevada, sobre a margem sul do lago Neuchâtel e sobre o platô adjacente do vasto cume que separa o lago de Neuchtâtel da planície do rio Broye.

A área de 6,4 km² do território municipal abrange uma parte da margem sul do lago Neuchtâtel (cerca de 3,5 km da extensão da margem do lago). Na zona de Estavayer-le-Lac, o lago possui uma zona ripária baixa de até 500 metros de extensão. Especialmente na parte nordeste na qual se encontra a lagoa Grande Gouille, predominavam faixas florestais de junco e pântanos. Essas zonas pertencem à preservação ambiental da Grande Cariçaie.

Margem do lago Neuchtâtel[editar | editar código-fonte]

No sul, incorpora-se uma escarpa de 10 a 40 metros de altura que, em La Corbière, é perpassada por rochedos de arenito. Acima do barranco, a área transforma-se num vasto planalto que apresenta apenas mínimas diferenças de relevo. Existem aqui dois cursos de água de superfície, o córrego da vila (Dorfbach) de Lully, que desemboca ao oeste da marina do lago Neuchtâtel, e um outro córrego um pouco menor o qual supera, junto a La Corbière, o barranco entre o planalto e a zona ripária com a cachoeira Saut de la Pucelle. A maior elevação de Estavayer-le-Lac é alcançada a 488 m acima do nível do mar, na propriedade agrícola Toutvent e no corredor Les Esserpis na fronteira leste do município. Em 1997, a área do município era representada por 31 % de povoamento, 6 % de florestas e arbustos, 59 % de agricultura e pouco mais de 4 % de terra improdutiva (faixa de juncos).

A aldeia de La Corbière (465 m acima do nível do mar), bem ao nordeste da área municipal sobre o platô e acima da escarpa, bem como também outras propriedades agrícolas pertencem à Estavayer-le-Lac.

População[editar | editar código-fonte]

Com 6094 habitantes (dados do dezembro 2013) Estavayer-le-Lac faz parte dos municípios de porte médio do cantão de Friburgo. Desde 1990, a população aumentou lentamente, porém de uma forma constante. Taxas significativas de crescimento populacional foram registradas no início do século, nos anos setenta e desde 1990. No início de fevereiro de 2009, foi alcançada uma população de 5000. A área de urbanização de Estavayer-le-Lac mescla-se quase perfeitamente com a área do município vizinho de Lully. 

Referente à distribuição de idade, de acordo com as estatísticas do ano 2000, adultos de 20 a 64 anos formam com 57,9% o maior grupo da população, seguido pelos jovens com menos de 20 anos com 28,7% e os idosos com mais de 64 anos com 13,3%.

Dos habitantes do município, 81,2%  são de língua francesa, 5,8 por cento de língua alemã e 3,7% falam albanês (dados do ano 2000). Os restantes 9%  são distribuídos entre os diferentes grupos linguísticos, em que o espanhol e o italiano compõem a maior percentagem. A proporção dos estrangeiros é de cerca 24% e assim fica muito acima da média do cantão de Friburgo (15 por cento).

A população de Estavayer-le-Lac é predominantemente católica. Em 2000, 64% dos moradores eram católicos, 13% protestantes, 8% pertenciam as outras denominações religiosos, 7%  sem religião, e sobre o resto não há dados confiáveis.

Economia e infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Trânsito e transporte público[editar | editar código-fonte]

O município tem uma boa rede viária. Ele está localizado junto à estrada principal de Yverdon-les-Bains para Payerne, que aqui ramifica-se para a estrada para Avenches. O centro histórico já é, há algum tempo, descongestionado do trânsito de passagem, devido a um desvio local. O acesso mais próximo á via rápida A1 (Berna–Lausanne), inaugurada no ano de 2001, encontra-se cerca de 2 km de distância do centro da cidade.

A ligação com a malha ferroviária suíça deu-se em 1° de fevereiro de 1877, quando a linha entre Payerne e Yverdon-les-Bains foi estabelecida. As linhas de ônibus do transporte metropolitano friburgense, que circula de Estavayer-le-Lac para Friburgo, para Châbles e para Rueyres-les-Prés, bem como em um circular até Vuissens, na parte sul da cidade, provêem a micro-distribuição no sistema de transporte público.

Estavayer-le-Lac está conectada a maiores distâncias com os outros municípios banhados pelo lago através da rede fluvial no lago de Neuchâtel.

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade possui toda estrutura dos níveis de ensino obrigatórios. Alunas e alunos do ensino secundário, não obrigatório, frequentam o ensino secundário intercantonal em Payerne (Gymnasium intercantonal de la Broye) inaugurado no verão de 2005. Adicionalmente existem diversas escolas particulares.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Escritório Federal Suíço de Estatísticas (Alemão) Acessado em 10 de dezembro de 2011.
  2. STAT-TAB Datenwürfel für Thema 40.3 - 2000(Alemão). Acessado em 02 de fevereiro de 2011.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estavayer-le-Lac



Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.