Estelada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Estrelada Azul, criada em 1918 como símbolo do Independentismo catalão
A Estrelada Vermelha (1972)


A Estrelada Azul (senyera estelada de nome completo, proveniente de estel, "estrela" em catalão) é a bandeira oficial do movimento Independentista Catalão. Como tal, é tipicamente empunhada e encenada pelos independentistas catalães para expressar seu apoio a uma Catalunha Independente ou aos Países Catalães independentes.

A bandeira foi inspirada pelo desenho de Vicenç Albert Ballester, tendo aparecido publicamente pela primeira vez em 19181 e caracteriza-se por ser uma bandeira de combate. O uso desta bandeira como protesto do nacionalismo catalão tornou-se mais evidente desde a década de 1970, durante a transição espanhola para a democracia.

O padrão da Estelada Blava (Estrelada Azul em Português) é o da senyera - Bandeira da Catalunha -, com a adição de uma estrela de cinco pontas inserida num triângulo azul. Existem algumas variações da bandeira, sendo a mais conhecida a estrelada com o triângulo amarelo e a estrela vermelha, criada em 1972 e utilizada principalmente por independentistas de esquerda.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons


Referências