Estelle (cantora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estelle
Estelle Swaray.jpg
Estelle no dia da MTV 2008
Informação geral
Nome completo Estelle Fanta Swaray
Nascimento 18 de Janeiro de 1980 (34 anos)
Origem Hammersmith, Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Pop, R&B, hip hop
Período em atividade 2003 — atualmente
Gravadora(s) Atlantic, V2 Records, Black Jays, Homeschool
Página oficial estellemusic.com

Estelle Fanta Swaray (Londres, 18 de Janeiro de 1980), mais conhecida como Estelle, é uma cantora britânica de música pop, R&B e hip hop e produtora musical.[1] Ela foi nomeada ao Grammy para cantora inglesa de R&B/Hip Hop, rapper e produtora. Ela recebeu o MOBO para "Best Newcomer" ("Revelação") e recebeu três prêmios consecutivos de "Best Female Artist" ("Melhor Artista Feminina") no UK Hip-Hop Awards, a premiação de hip hop britânica. Em 2009 ganhou o Grammy com seu hit American Boy por Melhor Colaboração de Rap/Sung.

Em 2004, Estelle lançou seu primeiro álbum The 18th Day que teve pico no top 40 das paradas oficiais do Reino Unido. O álbum lançou três singles "1980", "Free", e "Go Gone". Em 2008, Estelle lançou seu segundo álbum de estúdio Shine que ganhou certificado de ouro no Reino Unido. O primeiro single "Wait A Minute" teve um desempenho ruim nas paradas de todo o mundo. O segundo single "American Boy" chegou ao número um no Reino Unido e também se tornou a primeira música de Estelle a entrar na parada americana na posição nove. Em 2012, Estelle lançou seu terceiro álbum All of Me. O primeiro single "Break My Heart" teve a participação do artista americano de rap Rick Ross, o single alcançou o número 30 na parada R&B EUA. O segundo single, "Thank You" atingiu um pico de 120 na Billboard EUA e 22 no gráfico EUA R&B e teve como terceiro single a canção "Back to Love".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e início da carreira[editar | editar código-fonte]

Estelle Fanta Swaray nasceu em 18 de Janeiro de 1980 em Hammersmith, Londres, Inglaterra. Nascido de uma mãe senegalês e um pai serra-leonês, Estelle cresceu no oeste de Londres, em uma grande família de oito irmãos e irmãs. Ela foi para a escola chamada Christ School Richmond. Durante o parto, a mãe de Estelle teve uma experiência de quase morte, o que influenciou a escolha de Estelle para seu título primeiro álbum, The 18th Day.[2] Sua mãe era uma grande fã de reggae e Estelle passou a infância ouvindo discos de reggae do seus pais e uma coletânea soul de sua tia. Os pais de Estelle eram muito religiosos, quando ela estava crescendo e a música laica não era permitido na casa da família. Em vez disso, a música espiritual particularmente evangelho americano e africano eram o que Estelle cresceu ouvindo .[3] Em seguida, ela descobriu o hip hop. "Eu descobri o hip hop com meu tio, ele estava sempre brincando nos Kool G Rap e Big Daddy Kane, ele era um bad boy e minha mãe não era realmente feliz por eu estava saindo com ele.

Sua carreira teu um salto no início de 2000, quando ela viu Kanye West sentado em um restaurante, em uma viagem para Los Angeles. Estelle se aproximou de Kanye, apresentou-se e pediu para ser apresentada a John Legend. Ela finalmente conseguiu a aprasentação, e Legend, eventualmente, ajudou a produzir duas músicas em seu álbum de estréia.[3]

2004-10:The 18th Day e Shine[editar | editar código-fonte]

Em 2004, ela invadiu as paradas com "1980" e "Free" e ganhou um prêmio MOBO para Melhor Revelação. Ambos os vídeos foram dirigido por Andy Hylton. [4] "Free" foi escrita por Estelle e produzido por Jimmy Hogarth. Seu primeiro álbum, The 18th Day alcançou o número 35 no UK Albums Chart [5] Estelle uniu-se com a banda pop de vida curta 3SL para seu single "Touch Me Tease Me".

Shine é o segundo álbum da cantora e foi lançado em 31 de março de 2008 com o primeiro single, "Wait a Minute (Just a Touch)", lançado em novembro de 2007. Em 2008, Estelle alcançou a fama com a sua colaboração com o rapper Kanye West, com o single "American Boy". Esta canção chegou ao top 10 em muitos países do mundo, incluindo os Estados Unidos e Canadá, bem como atingiu o status de número um no UK Singles Chart.[5] [6] E na Bélgica [7] e Israel. A canção ganhou diversos prêmios em todo o mundo, inclusive Grammy de Melhor Colaboração Rap. Ele também foi nomeado para Grammy de Canção do Ano no 51 Grammy Awards. "American Boy" foi número 7 na lista das 100 Melhores Músicas de 2008 na revista Rolling Stone.[8] A canção foi nomeada para o Brit Award 2009 para Melhor Single Britânico, e Estelle também foi indicado para Melhor Artista Feminina Britânica.[9] Shine vendeu cópias suficientes para ser certificado ouro pela Indústria Fonográfica Britânica, e foi indicado para o prestigiado Mercury Music Prize 2008. Shine foi certificado de ouro no Reino Unido, denotando 100.000 cópias vendidas. O álbum vendeu 233 mil cópias nos Estados Unidos a partir de janeiro 2012 .[10]

Estelle também lançou um novo single com o rapper americano Busta Rhymes chamado "World Go Round", de seu álbum Back on My B.S., que foi lançado em 19 de maio de 2009 . Em fevereiro de 2009, a canção "Star" foi lançada, ele também é usado para os comerciais Crystal Light. Em 2009, Estelle começou a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio, All of Me. Em 21 de agosto, foi confirmado que Estelle estava trabalhando com David Guetta no próximo álbum. Estelle recentemente fez uma aparição no vídeo de nova estrela Mr Hudson por seu single "Supernova". Estelle fez uma aparição em 11 de Agosto de2009 no episódio do programa Show The Tonight with Conan O'Brien. Ela cantou a música "Good Girls Go Bad", com Cobra Starship na ausência de Leighton Meester.

2011-presente:All of Me[editar | editar código-fonte]

Estelle confirmou seu terceiro álbum seria intitulado All of Me. O álbum foi originalmente liderado pelo single "Freak", com Kardinal Offishall e produzido por David Guetta. O vídeo estreou em seu site em 26 de fevereiro de 2010 [11] O segundo single original do álbum foi anunciado como sendo "Fall in Love", que contou com versões com Nas e John Legend. Devido ao fraco desempenho de ambos "Freak" e "Fall in Love", ambas as canções foram finalmente deixado de fora da lista final para a faixa All of Me .[12] No entanto, "Freak" foi destaque tanto no albúmde trilha sonora de Se ela dança eu danço 3 e da reedição do albúm One Love de David Guetta , intitulado One More Love.

Em 2011, foi anunciado que "Break My Heart", com Rick Ross seria lançado como o primeiro single do albúm All of Me. Ele foi lançado para download em 26 de Abril de 2011 e lançado para estações de rádio americanas urbanas em 17 de maio de 2011. [13] [14] A canção atingiu o pico de 33 nos EUA, na semana de 2 de Julho de 2011.[15] Na semana seguinte, a canção subiu para 37. [16] Como segundo single foram lançados dois, um nos EUA e outro no Reino Unido. Nos EUA, o segundo single foi anunciado como sendo "Thank You", enquanto "Back to Love" foi lançado no Reino Unido. Estelle posteriormente confirmada no Twitter que All of Me seria lançado em 28 de Fevereiro de 2012 nos EUA. [17] No Reino Unido , All of Me sfoi lançado em 12 de março de 2012..[12]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Cerimonia Prêmio Trabalho Nomeado Resultado
2008 BET Awards Artista Revelação Ela própria Indicado
BET J Virtual Awards Artista Feminina do Ano Indicado
Artista Revelação Venceu
Canção do Ano "American Boy" Indicado
MOBO Awards Melhor Artista Feminina Britânica Ela própria Venceu[19]
Melhor Canção "American Boy" Venceu[19]
Melhor Vídeo Indicado
Melhor Albúm Shine Indicado
Melhor Artista R&B Ela própria Indicado
MTV Video Music Awards Melhor Vídeo Britânico "American Boy" Indicado
UMA Awards Melhor Albúm Shine Indicado
Melhor Colaboração Ela própria Venceu
Melhor Artista R&B Ela própria Indicado
World Music Awards Melhor Artista Revelação Mundial Indicado
Melhor Artista Revelação R&B Venceu
Vodafone Live Music Awards Melhor Artista Feminina Indicado
Silver Clef Award Download do Ano "American Boy" Venceu
2009 BRIT Awards Artista Feminina Solo Britânica Ela própria Indicado
Single Britânico "American Boy" Indicado
Grammy Awards Canção do Ano Indicado
Melhor Colaboração Rap/Sung Venceu
2013 Grammy Awards Melhor Performance R&B "Thank You" Indicado[20]


Referências

  1. "Biography for Estelle" (em inglês) IMDb. Visitado em 9 de Setembro de 2009.
  2. Low-Life – UK Hip Hop Story – Est'elle – Biography Ukhh.com. Visitado em 21 August 2011.
  3. a b Estelle bio Randb.about.com. Visitado em 24 April 2012.
  4. Andy Hylton Andy Hylton. Visitado em 20 June 2010.
  5. a b Estelle UK Chart Positions and Trajectories chartstats.com. Visitado em 10 April 2009. Cópia arquivada em 19 January 2013.
  6. Estelle & Kanye West hold on to Number One spot New Musical Express. Visitado em 10 April 2009.
  7. Estelle feat. Kanye West – American Boy Belgian Charts/Worldwide Ultratop/ultratop.be. Visitado em 10 April 2009.
  8. "The 100 Best Songs of 2007" Rolling Stone (25 December 2008) Retrieved 25 December 2008
  9. "Brits Profile: Estelle". Brits.co.uk. Retrieved 7 December 2012
  10. Upcoming Releases HITS Daily Double. Visitado em 24 April 2012.
  11. 3 March 2010 – this was posted in our Music Video Section (3 March 2010). Music Video: Estelle ft Kardinal Offishall – Freak – TheNext2Shine:Exclusive RNB Music Downloads Blog.thenext2shine.com. Visitado em 20 June 2010.
  12. a b Play.com – Buy Estelle – All Of Me online Play.com. Visitado em 8 February 2012.
  13. hmvdigital UK – Break My Heart by Estelle HMV Group. Visitado em 8 February 2012.
  14. Urban/UAC Future Releases – R&B, Hip Hop, Release Schedule and Street Dates Allaccess.com. Visitado em 21 August 2011.
  15. http://www.billboard.com/#/artist/estelle-featuring-rick-ross/656852
  16. http://www.billboard.com/#/charts/r-b-hip-hop-songs?begin=31&order=position
  17. https://twitter.com/#!/EstelleDarlings/status/144142671500419072
  18. http://en.wikipedia.org/wiki/Estelle_(musician)
  19. a b Estelle picks up two gongs at the MOBO Awards 2008 mirror.co.uk Celebs. Visitado em 10 April 2009.
  20. 2013 Grammy Awards Winners: The Complete List E! (February 10, 2013). Visitado em 5 de maio de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.