Estigmatismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Chama-se estigmatismo à propriedade que determinados sistemas ópticos apresentam de fazer concorrer numa imagem pontual os raios provenientes de outro ponto (ou objecto).
Normalmente é feita uma confusão entre Estigmatismo e Astigmatismo. No Astigmatismo a córnea apresenta uma maior curvatura em uma direção, o que distorce a visão para perto, e à distância também. A córnea normalmente é redonda, enquanto no astigmata é ovalada. Quando há irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino (lente interna do olho) pode gerar o astigmatismo. Sendo assim os raios de luz não chegam ao mesmo ponto da retina. A imagem levada ao cérebro torna-se deformada, distorcida ou desfocada. Dependendo da intensidade do problema e o esforça visual algumas queixas são frequentes, como dor de cabeça, sensação de ardor nas vistas e hiperemia conjutival. O astigmatismo pode estar relacionado a uma herança genética porém a causa dessa má formação ainda é desconhecida.

Diferença entre Estigmatismo e Astigmatismo[editar | editar código-fonte]

Estigmatismo é um sistema óptico é estigmático para um ponto P quando fornece uma única imagem P' para ele. O único sistema óptico rigorosamente estigmático para todos os pontos é o espelho plano. Muitos sistemas ópticos, porém, são aproximadamente estigmáticos quando usados em certas condições.

Um sistema óptico é astigmático para um ponto P quando fornece mais de uma imagem para ele. É o oposto de um sistema estigmático.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.