Estiracossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaEstiracossauro
Styracosaurus Baltow 20051003 1315.jpg

Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Ceratopsia
Família: Ceratopsidae
Género: Styracosaurus

Estiracossauro (Styracosaurus albertensis, do latim "lagarto ouriço") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 6 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas.

O Stiracossauro viveu na América do Norte, principalmente nas regiões que são hoje o Canadá e os Estados Unidos.

Anatomia[editar | editar código-fonte]

O Stiracossauro recebeu esse nome devido à sua estranha cabeça, que era dotada de um adorno ósseo repleto de espinhos longos, no total seis ou oito espinhos (embora tivesse bem acima de seu adorno dois espinhos reduzidos, quase imperceptíveis), sendo que havia metade dos espinhos em cada uma das laterais do adorno, e que os espinhos mais longos ficavam bem acima do adorno.

Quanto ao uso dos espinhos, talvez este animal os usasse para intimidar os adversários e para se exibir em época de acasalamento, embora a função de defesa fosse mais garantida pelo gigantesco chifre nasal, um dos maiores do seu grupo. Fora isso, sua cabeça era repleta de calombos, acima dos olhos principalmente.

Uma característica presente no seu escudo e comum aos dinossauros ceratopsianos são os buracos no adorno ósseo, que garantiam maior leveza ao seu "leque de espinhos". Obviamente, quando o Estiracossauro era vivo esses buracos não eram tão perceptíveis, uma vez que estariam cobertos com pele e músculos.

Outras espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.